Últimos Posts

quinta-feira, 8 de junho de 2017

06/06 - Dia D Segunda Guerra Mundial

6 de Junho de 2017

Dia D
Segunda Guerra Mundial


O “Dia D”, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome desse plano oficial militar foi “Operação Overlord”.

A região era dominada pelos alemães na chamada Muralha do Atlântico. Os aliados desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Os aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.

Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo a vitória sobre a Alemanha de Hitler em 1945.

Os soldados das tropas aliadas, que participaram da invasão da Normândia, no “Dia D”, eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário