Últimos Posts

quinta-feira, 8 de junho de 2017

06/06 - São Norberto


06 de Junho de 2017

São Norberto


“De uma vida fútil para um dos maiores reformadores do século XII e fundador da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses”

Norberto nasceu, por volta de 1080, em Xauten, na Alemanha. Sua família era da nobreza, e tinha condições financeiras que o favorecia a seguir qualquer carreira que desejasse. Mas Norberto só queria os prazeres e luxos que o dinheiro lhe proporcionava. Sua vida era fútil e sem sentido.

Um dia, quando cavalgava no bosque, foi atingido por um raio, ficou desmaiado e seu cavalo morreu na hora. Quando acordou ouviu uma voz que lhe dizia para abandonar a vida que levava e exercitar a caridade para salvar sua alma.

Norberto entendeu que era a voz de Deus falando em sua consiência, e decidiu mudar completamente a sua vida. Abandonou tudo e passou a percorrer, na solidão, com os pés descalços, os caminhos da Alemanha, Bélgica e França.

Depois estudou teologia no mosteiro de Siegburgo, onde recebeu a ordenação sacerdotal. Focou seu apostolado nas reformas da Igreja, visando acabar com os privilégios dos nobres dentro do cristianismo. E por isso foi muito contestado, mas conseguiu o apoio do papa e seu trabalho prosperou.

Novamente se retirou para a solidão e fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, também conhecida como "Monges Brancos", devido a cor branca do hábito.  A principal regra da Ordem era fazer os sacerdotes viverem a vida apostólica com a disciplina e a dedicação dos monges.

Em 1126 foi nomeado arcebispo de Magdeburgo, e depois escolhido para ser o diretor espiritual do rei Lotário III, da Alemanha.

Norberto faleceu no dia 6 de junho de 1134, com cinquenta e quatro anos de idade, na sua sede episcopal. Foi canonizado em 1582, pelo papa Gregório XIII.


Atualmente, existem milhares de monges da Ordem de São Norberto, em vários mosteiros encontrados em muitos países de todos os continentes, inclusive no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário