30 de Novembro de 2013
Jesus, caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”. Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. Passando adiante viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.
“JESUS NÃO CHAMA OS CAPACITADOS,
ELE CAPACITA OS ESCOLHIDOS!”
A frase conhecida que escolhi como título: “Jesus não chama os capacitados, Ele capacita os escolhidos” é uma novidade trazida por Jesus. Ele podia contar com especialistas da Lei: alunos dos escribas formados nas escolas que ensinavam a Bíblia antiga; podia chamar filhos dos sumos sacerdotes do Santuário e não fez essa opção.
O chamado de Jesus foi para um grupo de pescadores do Mar da Galileia. O Mestre os queria como companheiros na missão, para fazer deles “pescadores de homens”.
Esses homens considerados rudes sabiam mesmo era pescar peixes, trabalhar na roça... O desafio foi grande para o Mestre, tanto para ensinar o novo, quanto para trabalhar as manias que cada um trazia. Por outro lado, para eles, muitas também foram as dificuldades.
A primeira foi “deixar as redes e o barco”, seus instrumentos de trabalho, para assumir um tipo novo de atividade. A segunda foi ficar distante da família. A terceira foi deixar a terra, tradições, para se colocar a serviço de um projeto de alcance universal.
Nesse novo ofício de “pescadores de homens” Jesus, ao longo de três anos os ensinou a serem pacientes e perseverantes, corajosos para enfrentar os desafios, e sempre alegres. Em compensação os seus trabalhos estavam sendo reconhecido pelo Pai.
SAIA DA ROTINA!
NÃO TENHA MEDO DE ARRISCAR O NOVO!
“Avancem para águas mais profundas...!” Esta mensagem do mestre Jesus traz novidade e é bem atual para nós. Ela nos leva a fazer grandes questionamentos:
-
Como vai a minha vida?
-
O que tenho feito de diferente?
-
Há quanto tempo não saio da rotina e aventuro algo novo?
-
Há quanto tempo, apenas sobrevivo, neste mundo cheio de possibilidades?
Se a sua resposta é que já está acostumado com a rotina que dá segurança e não consegue se imaginar saindo dela, a mensagem de hoje é especialmente para você: "Lance a rede em águas mais profundas!"
Pedro era pescador e tinha experiência no ramo, pois já desenvolvia essa profissão há muito tempo. Jesus chama esse homem para sair da rotina e mostra-lhe um mundo novo a ser conhecido e conquistado.
A busca do novo dá medo... Deixar a segurança do que estamos acostumados não é fácil. Mas há um detalhe importante: Jesus, ao aconselhar Pedro a deixar a sua rotina e lançar-se para novos desafios, foi junto com ele e os demais pescadores.
Ele também vai conosco nas decisões que precisamos tomar na vida, basta que acreditemos nesta força divina nos acompanhando e abençoando nossas buscas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário