1º de Dezembro de 2013
A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem”.
O “DIA” E A “HORA” SOMENTE DEUS SABE!
Iniciamos o Tempo do Advento. É tempo de espera, expectativa, tempo de despertar. Tudo isso para celebrar a primeira vinda de Jesus, que vai acontecer no Natal. Mas as leituras deste período também nos levam à preparação da segunda vinda. Por isso, os textos enfatizam muito o “fim dos tempos” ou “fim do mundo”, como popularmente ouvimos.
Ao narrar os acontecimentos do tempo de Noé, Jesus chama a atenção do desinteresse dos antigos pelos sinais divinos, e mostra que os despreparados para o Tempo de Deus morrerão, assim como aconteceu no dilúvio.
Ele deixa claro que é necessário estar alerta e preparados, porque o Filho do Homem chegará num momento mais inesperado. Também afirma que somente Deus sabe o “dia e a hora” do “fim do mundo”. Diante desse desconhecimento, a única atitude que resta aos humanos é ficar vigilantes.
PARA UM CRISTÃO DE FÉ
A NOTÍCIA DO “FIM DO MUNDO” NÃO ASSUSTA!
Sabemos, pela fé, que este mundo não é definitivo, e cremos nisso, como rezamos no “Creio em Deus Pai...” . Nele, afirmamos que o Senhor voltará glorioso para julgar os vivos e os mortos. E qual deve ser a nossa atitude, enquanto Ele não aparece em Sua glória?
É o próprio Jesus Cristo quem nos responde: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24,42). Essa deve ser, portanto, a nossa atitude: a de espera. É justamente por isso que o fim do mundo jamais deverá surpreender a um cristão que luta e se esforça para viver de maneira honesta, mesmo diante das suas fraquezas humanas.
Englobo aqui, todos nós cristãos, no nosso jeito rotineiro de viver. Ou seja, buscando alimentar a fé na escuta da Palavra, na oração pessoal e em família, sendo honesto nos compromissos, sendo profissional exemplar, tratando e respeitando seu semelhante, tendo um coração bom para ajudar o próximo, estando disposto a perdoar suas fraquezas...
O cristão que se acostumou com esse jeito de viver, não deve ter medo do “fim do mundo”, porque a sua vida está bem encaminhada com Deus.
Deus só quer o nosso bem. Fazendo essa leitura, até mesmo o “fim do mundo” e a nossa despedida do tempo humano na Terra, não nos provocará medo, porque compreendemos que o comando do “término” está nas mãos de Deus. E se está com Ele, tudo o que acontecer será para o nosso bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário