20 de Abril de 2014
Dia do Diplomata
O dia 20 de abril de 1850 marca o nascimento de José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira e importante personalidade das relações exteriores, no final do século XIX e início do século XX. Daí, a escolha da data.
Representar o Brasil perante outros países é a principal função exercida pelo diplomata, que também deve atuar na formulação da nossa política externa, negociar em nome do país e promover nossa cultura e valores.
De olho nos interesses do seu país, ele trata de temas variados como segurança, paz, normas de comércio, direitos humanos, relações econômicas, meio ambiente, tráfico de drogas, migração e laços de cooperação e amizade entre as nações.
O Ministério das Relações Exteriores criou, em 1945, como parte das comemorações do centenário de José Maria, o Instituto Rio Branco, responsável pela seleção e treinamento dos candidatos à carreira diplomática, desde a etapa do concurso de admissão até os programas de formação e acompanhamento dos aprovados.
Em março de 1946 foi criado o primeiro curso de preparação à carreira de diplomata do instituto - ano em que o concurso público para ingressar na diplomacia passou a ser obrigatório.
Bastante procurada pelas oportunidades de trabalho que oferece, a carreira exige profissionais interessados nas relações políticas, econômicas e sociais entre o Brasil e demais países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário