Últimos Posts

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

18/09 - São José Copertino

18 de Setembro de 2015

São José Copertino

clip_image002

“Nasceu em um estábulo, não teve acesso aos estudos e se tornou um dos maiores conselheiros de sua época.”

José de Copertino nasceu em 17 de junho de 1603, em Nápoles na Itália. Assim como Jesus, José também nasceu em um estábulo, seu pai era carpinteiro e quase não conseguia sustentar sua família. Devido à dificuldade financeira, José não teve acesso à cultura e aos estudos, mas foi criado dentro dos ensinamentos de Cristo, pois sua família era muito religiosa. Na sua infância aprendeu a desenvolver os dons espirituais da oração e da caridade para com os mais necessitados, que passavam as dificuldades da miséria como ele.

Quando José completou dezessete anos, tinha certeza de sua vocação sacerdotal. Mas por diversas vezes não foi aceito em nenhum convento, devido a sua incapacidade intelectual pela falta de estudos. Mas, nunca desistiu de seu sonho de tornar-se sacerdote, e devido a sua insistência, acabou sendo aceito no convento de Grotella pelos Frades Menores para desempenhar a simples tarefa de cuidar das mulas. Foi nessa época que as Graças Divinas começaram a intervir em sua vida. Mesmo tendo muita dificuldade para estudar, de forma milagrosa, se saia muito bem nas provas.

Quando foi ordenado sacerdote em 1628, começaram a aparecer sinais de Deus em sua vida, eram manifestações extraordinárias, como, por exemplo, curas milagrosas feitas através dele em doentes de todos os tipos de enfermidades. Mas, o que mais chamava a atenção de seus irmãos do convento era que quando ele estava em profunda oração, levitava pela igreja sem colocar os pés no chão, e seu corpo exalava um suave perfume.

Apesar dele não ter muito conhecimento, muitos intelectuais e teólogos o consultavam a respeito de questões delicadas e José, sempre iluminado pelo Divino Espirito Santo, tinha respostas sábias e certas para eles. Começou a se espalhar sua fama de santidade por todos os lugares, até em Roma; com isso, o Papa Urbano VIII quis conhecê-lo. Durante a audiência com o Pontífice, o humilde franciscano entrou em êxtase e deixou o papa admirado.

José de Copertino mergulhou tão profundamente nas coisas de Deus que acabou se tornando conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de Estado e religiosos em geral. Todos o procuravam, e a todos ele atendia com paciência, humildade e sabedoria, indicando-lhes a luz que necessitavam.

José de Copertino faleceu em 18 de setembro de 1663 aos sessenta anos de idade, no Convento de Osímo, Itália. O local tornou-se um santuário a ele dedicado. Foi beatificado por Bento XIV em 1753, e canonizado por Clemente XIII em 1767.

Devido aos êxtases espirituais que lhe permitiam “voar” literalmente pela igreja, São José de Copertino é considerado o padroeiro dos aviadores e paraquedistas. Também dos estudantes que se encontram em dificuldade de fazer provas para exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário