19 de Setembro de 2015
São Januário ou Gennaro
“Após séculos, seu sangue derramado, se transformou diante da multidão adquirindo uma aparência de sangue novo!”
O santo que comemoramos hoje viveu no século III, na época em que a Igreja era muito perseguida e os cristãos, que assumiam sua fé em Jesus Cristo eram cruelmente assassinados. Não temos relatos certos da data que Januário nasceu, sabemos que é de origem italiana, da cidade de Nápoles.
Januário foi bispo de Benevento, uma cidade próxima a Nápoles, e era considerado um homem bom, caridoso e sábio. Foi preso juntamente com seus diáconos pelo terrível imperador romano Diocleciano. Julgado e condenado à morte foi jogado aos leões num espetáculo público, mas assim como aconteceu com o profeta Daniel, as feras se amansaram e não lhe fizeram mal algum.
O imperador furioso então mandou que fosse decapitado ali mesmo, na frente de todos. Isso aconteceu em 19 de setembro de 305, alguns cristãos que estavam presentes recolheram em duas ampolas o sangue do Bispo Januário, e o guardaram como relíquia, que mais tarde se tornou um dos grandes milagres da nossa Igreja. Esse milagre é conhecido como o “milagre do sangue de São Januário”. Por várias vezes a relíquia do seu sangue se transformou diante de multidões, de estado sólido para o estado liquido, mudando de cor, aumentando seu peso e adquirindo uma aparência de sangue novo.
A ciência já tentou, através de vários exames, chegar a uma conclusão para a liquefação do sangue comprovado humano, mas somente o mistério da fé consegue entender. A primeira vez que isso aconteceu foi durante a festa de São Januário em 1389, e a última em 1988.
São Januário foi canonizado pelo o papa Sixto V, em 1586. É considerado padroeiro de Nápoles, protetor da peste, e da erupção do vulcão Vesúvio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário