Últimos Posts

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
26 de Setembro de 2012 

Lucas 9,1-6
 

1 Jesus convocou os doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. 2 Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. 3 E disse-lhes: “Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. 4 Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles”. 6 Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas por toda parte.
 

            Entendendo
 

Depois de certo tempo de preparação do grupo dos 12 apóstolos, é hora de trabalhar. O povo está abandonado pelas autoridades políticas e religiosas, a medicina é precária, o sofrimento é grande no corpo e na alma.

Desde o início de sua vida pública Jesus não escondeu sua missão, e disse numa Sinagoga: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos...”

Prometeu e cumpriu! As expulsões de demônios são curas nos males do espírito, que também refletem em curas nos males do corpo.

Jesus pede também aos discípulos que não levem sacolas pesadas com roupas e mantimentos, porque é dever daqueles que recebem os enviados de Deus dar sua manutenção. Com esse pedido podemos perceber também, o despojamento e simplicidade de alguém que se propõe a trabalhar como mensageiro de Jesus Cristo.

            Ao dizer que se alguns não os acolhessem eles fossem embora, Jesus dizia também aos discípulos que respeitassem a liberdade das pessoas e que não fossem insistentes. Sacudir a poeira dos pés significa reação àqueles que rejeitam a Mensagem Divina.
 

Atualizando
 

A ciência evoluiu muito, e na área da saúde são muitos os avanços. A cada cura realizada pela medicina está aí uma cura de Deus ao seu povo. É Deus abençoando a mente dos cientistas, médicos e pessoas que trabalham nessa área para aliviar o sofrimento do seu povo.

Só que nem todos os avanços chegam à maioria. Hoje, até mesmo quem tem plano de saúde não têm o atendimento que merece. Imagine quem não tem e depende da saúde pública.

É aqui que entra a participação extraordinária de Deus operando tantas graças e curas. Pessoas pobres e desvalidas que Lhe pedem em oração... Ele age e cura, das mais diversas maneiras. Maneiras que muitos descrentes podem duvidar, pois se tratam, de Graça Divina.
 

 
26 de Setembro de 2012 

São Cosme e São Damião 

“Médicos que usaram a medicina para evangelizar em nome de Jesus Cristo”
 

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e muito cristãos. Nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. Não perdiam a oportunidade de evangelizar os pagãos, diziam que curavam em Nome de Jesus Cristo e deixavam o povo pasmo por não cobrarem nada pelas curas. Com isso atraíram muitas pessoas para Cristo.

Tudo que faziam eram por amor ao próximo e a Cristo, isso despertou a ira do grande perseguidor dos cristãos daquela época, o terrível Imperador Diocleciano. Que mandou prender os dois médicos irmãos, acusando-os de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Ordenou que fossem terrivelmente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles. 

            A fama dos dois correu rápida, e até em Roma foi construída a pedido do papa Félix IV, uma basílica a eles dedicada, entre os anos 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num vinte e seis de setembro, daí serem eles, festejados nesta data.
       Os nomes de São Cosme e São Damião são pronunciados infinitas vezes todos os dias, no mundo inteiro. A partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados.

            Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

 
 

26 de Setembro de 2012

Dia Mundial do Coração

Doenças cardíacas e ataques do coração são as maiores causas de morte no mundo, sendo responsáveis por 45% de todas as mortes em países industrializados, e até 25% em outros. Também é muito limitador viver com doenças cardíacas.

Mas o "Dia Mundial do Coração” não é só sobre prevenção de doenças, é também sobre, viver a vida plenamente não importando a idade ou situação.

Você pode provocar uma grande diferença mudando alguns de seus hábitos:

Exercite-se regularmente. Só 30 minutos de caminhadas diárias ou algumas voltas de 10-15 minutos algumas vezes ao dia, o ajudarão a ter um coração saudável por toda a vida.

Coma bem, e tente não comer comidas gordurosas, mantendo o nível de colesterol baixo; tente parar de fumar; corte o estresse; sorria para a vida o quanto puder; tente relaxar quando possível; visite seu médico para verificar se você é hipertenso ou diabético; faça um check-up, mesmo quando estiver se sentindo bem.

Esses cuidados evitam morte prematura por doença cardíaca. 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário