Últimos Posts

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1º de Outubro de 2012
 

Lucas 9,46-50
 

Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem receber em meu nome esta criança, estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós, está ao vosso favor”.
 

            Entendendo
 

Como foi difícil mudar a mentalidade dos discípulos em compreender que o mais importante era o serviço prestado com amor e não a função exercida. A função para Jesus era apenas um meio para fazer o bem ao povo.

Eles disputavam a hierarquia no grupo. Jesus desmonta a mania de grandeza deles ao colocar uma criança como modelo. A criança é frágil, carente, simples.

Outra bobagem praticada pelos discípulos... Eles proíbem uma pessoa que invoca o nome de Jesus para aliviar o sofrimento de outra que estava com influência maligna. Como esses homens deram trabalho a Jesus antes da conversão! Como Jesus teve paciência na formação dessa gente!

Jesus os repreende e diz: “quem não é contra vós, está ao vosso favor”.  Ou seja, se alguém está fazendo o bem, independentemente de quem seja, está cumprindo a vontade de Deus.
 

Atualizando
 

O Evangelho de hoje traz um tema que existe desde o início da humanidade: a vaidade. O desejo de sentir-se mais importante que o outro.

Ao colocar uma criança no centro, Jesus assusta e provoca uma inversão de valores. 

Trazendo para nossa realidade, qual a inversão de valores de hoje? 

            Quando uma pessoa se torna famosa, mais distante do povo ela fica. Precisa de segurança, de horários marcados em agenda para atender, frequenta lugares privativos, enfim, torna-se inacessível. Em muitos casos o povo tem medo e é resistente em falar com ela.

Na hierarquia de Jesus, quanto mais acessível for, maior a sua posição. Ele não precisou de segurança, andava no meio do povo, atendia as pessoas indo ao seu encontro...

Ou seja, neste mundo a pessoa cresce e se tona inacessível; no Reino de Deus, ela se torna acessível e cresce!

O mundo cria suas teorias e jeitos diferentes de encarar valores. Só que somos cristãos e, como tal, nos propomos a viver os valores trazidos por Jesus Cristo.

Nós, somos acessíveis ou inacessíveis?

Pensemos nisso!

 

 
1º de Outubro de 2012
 

Santa Teresinha do Menino Jesus
 

“Apesar de ter vivido apenas vinte e quatro anos, foi proclamada doutora da Igreja, e nos deixou verdadeiro ensinamento do amor a Jesus”.
 

Teresinha nasceu em Alençon, na França, em dois de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca Martin. Nasceu em uma família modesta e muito religiosa, seus pais Luís e Zélia, quando jovens, sonhavam em servir a Deus, mas circunstâncias especiais os impediram. Sua mãe prometeu ao Senhor que viveria com amor seu matrimonio, e que suas filhas trilhariam o caminho da fé se consagrando.

Zélia faleceu deixando Terezinha órfã com apenas quatro anos de idade, seu pai logo que ficou viúvo mudou com a família para Lisieux.

Terezinha era a caçula dos nove filhos do casal, dos quais quatro faleceram ainda com pouca idade. Restando apenas às meninas, Terezinha cresceu vendo suas quatro irmãs mais velhas, uma a uma, consagrando-se a Deus. A vontade de segui-las era tanta que não quis nem esperar a idade correta. Aos quinze anos, conseguiu permissão para entrar no Carmelo, em Lisieux, permissão especial concedida pessoalmente pelo papa Leão XIII. 

Viveu no Carmelo por oito anos, cumprindo seus deveres de monja enclausurada da melhor forma possível, vivenciando a oração, sacrifícios, provações, penitências e ensinando o caminho da santidade: fazer tudo com amor, desde as pequeninas coisas. Sua linda vida de santidade nos deixou escrita em sua autobiografia “História de uma alma”, entre outras biografias que escreveu durante o tempo que viveu no Carmelo. Manuscritos que viraram livro de cabeceira de muitos religiosos, leigos, teólogos, filósofos e pensadores do século XX.

Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose, que, suportou com paciência e amor. Morreu em 1° de outubro de 1897, com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intercessão, e em favor de seus devotos. 

Teresa de Lisieux foi beatificada em 1923, e canonizada em 1925 pelo papa Pio XI. Ela, que durante toda a sua vida teve grande desejo de evangelizar oferecendo sua vida à causa missionária, foi aclamada, dois anos depois, pelo mesmo pontífice, como "padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o Universo, tendo o mesmo título de São Francisco Xavier".

Esta "grande santa dos tempos modernos" foi proclamada Doutora da Igreja pelo papa João Paulo II, em 1997.

 
 
1º de Outubro de 2012  

Dia Nacional do Vereador

Vereador é a designação tradicional, nos países de língua portuguesa, de membro de um órgão colegial representativo de um Município, com funções executivas ou legislativas, conforme o país. Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa câmara municipal ou câmara de vereadores. Apesar das origens do cargo remontarem à Idade Média origem do Reino de Portugal, no século XX, as câmaras municipais e os seus vereadores evoluiram para uma função legislativa e parlamentar no Brasil e para uma função essencialmente executiva em Portugal. Nas antigas colônias portuguesas de Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, os vereadores também apresentam funções executivas, como em Portugal.

São funções do vereador: apresentar projetos de lei; votar a favor ou contra projetos de lei dos outros vereadores ou do prefeito; fiscalizar os atos do prefeito, como também verificar se as verbas estão sendo utilizadas de modo correto e se as obras estão sendo bem realizadas. Ou seja, verificar se o Poder Executivo está aplicando devidamente o dinheiro da municipalidade, sempre trabalhando para a construção de uma sociedade em que haja igualdade, liberdade, justiça e solidariedade. 


 

Atenção: Ligue, mande uma mensagem, faça uma homenagem para o vereador que você votou ou outro que mereça sua confiança. Ele exerce uma função importante e necessita de seu apoio e acompanhamento.


Um comentário:

  1. Padre,
    estou refletindo se sou acessível.Muito obrigada pela matéria!
    Santa Teresinha,rogai por nós!

    ResponderExcluir