Últimos Posts

sábado, 1 de dezembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
1 de Dezembro de 2012
 

Lucas 21,34-36
 

            “Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.
 

            Entendendo 
 

ESTEJAM SEMPRE PREPARADOS! 

A demora da vinda do Filho de Deus provocava no povo daquela época uma espécie de acomodação, chegando a buscar prazeres humanos como fugas e, como consequência, a queda nos excessos. É nesse contexto que Jesus os orienta e pede que estejam atentos e não percam a esperança. 

Vigilância e oração são suas dicas para manter viva a esperança. A vigilância confronta o discípulo com as realidades futuras, não permitindo que ele ceda à tentação de acomodar-se e levar uma vida medíocre. 

A oração faz o cristão viver em comunhão com Deus. A oração leva-o a ter uma atenção redobrada, para não perder de vista o Senhor que vem, além de antecipar as alegrias divinas.
 

Atualizando
 

CUIDADO COM A “PREGUIÇA ESPIRITUAL”! 

Viver o dia-a-dia sem perspectiva, no marasmo, sem a ambição do novo que deve ser buscado a cada momento ou, como diz o povo, na preguiça espiritual. Isto se torna um perigo e nos faz perder a esperança e o prazer de viver!  

Caso você se encontre sem motivação, pergunte a si mesmo: O que está acontecendo comigo? Busque a raiz do problema, busque ajuda e tenha a coragem de encarar você de frente. A vida é dinâmica e nesse dinamismo ela quer criar motivações em nós.

Ninguém ou nenhuma situação é capaz de impedir que sejamos felizes. Muitas vezes, coisa tão pequena como um complexo de inferioridade, ou um orgulho que não deixa pedir ajuda com humildade, pode atrapalhar a felicidade.  

Hoje, Jesus apresenta duas saídas: vigilância e oração! Atualizo dizendo que a vigilância concreta leva a uma tomada de atitude; e a oração, a busca da nossa harmonia interior e força diante da vida.

           
 

 
1 de Dezembro de 2012 
Santo Elói  

”Santidade que começou pela honestidade”
  

                Elói nasceu na cidade de Chaptelat, na França em 588. Seus pais eram camponeses cristãos com princípios rígidos de honestidade e lealdade, e estes foram transmitidos ao filho.

Ainda jovem Elói ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa. Ao se tornar mestre da profissão, já possuía fama pela sua competência, integridade e honestidade. Tinha alma de monge e de artista, fugia dos gastos com jogos e diversões. Tudo que possuía usava com os pobres. Tinha uma vida íntegra e de oração, chegou a ganhar o apelido de "o Monge".

            O rei Clotário II desejava ter um trono de ouro, e começou a procurar ourives para fazer o trono, mas todos que encontrava eram desonestos e diziam que a quantidade de ouro que possuía, não era suficiente. Até que encontrou o honesto Elói, que conseguiu fazer dois tronos com a quantidade de ouro que o rei lhe deu. Admirado com Elói, o rei Clotário II o nomeou guardião e administrador do tesouro real.

            Elói realizou muitas obras de arte importantes, de caráter religioso. O dinheiro que recebia pelos trabalhos realizados na Corte usava para resgatar prisioneiros de guerra, fundar e reconstruir igrejas, mosteiros masculinos e femininos, e para contribuir com o bem estar espiritual e material dos mais necessitados.

            Em 639, o rei morreu. Elói, então, ingressou para a vida religiosa, foi ordenado sacerdote e dois anos após foi consagrado bispo de Noyon. Como bispo trabalhou muito na evangelização da França, Holanda e Alemanha.

            Os últimos dezenove anos de sua vida, Elói evitou o luxo e viveu na pobreza e na piedade. Suas pregações convertiam muitas pessoas. Faleceu com setenta e um anos de idade, no dia 1º de dezembro de 659, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. É o padroeiro dos joalheiros e ourives.
 

 

 
 
1 de Dezembro de 2012 

Dia Internacional de Luta contra AIDS           

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. 

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte, de New York, que queria homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS. 

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual AIDS, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo. 

Fonte: www.aids.gov.br 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário