Últimos Posts

domingo, 30 de dezembro de 2012




 
 
 
 
 
 
 
 
 
30 de Dezembro de 2012 

Lucas 2,41-52
 

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem.

Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o.

Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse:

“Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura!” Ele respondeu:

“Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar na casa de meu Pai?”

Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.

E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.
 

            Entendendo
 

“NÃO SABIAM QUE EU DEVIA ESTAR NA CASA DO MEU PAI?” 

José e Maria aparecem no Evangelho de hoje, como pessoas comuns do povo, cumprindo suas devoções religiosas, como a maioria fazia. O Santuário de Jerusalém era lugar de peregrinação e de tradição naquela época. A família sagrada se junta aos anônimos, sem destaque nenhum e coloca o filho, desde cedo, no costume de visitar o lugar sagrado.  

O fato de só perceber que Jesus não estava na caravana, muito tempo depois, mostra o relacionamento de confiança que existia entre eles, ao ponto de estarem tranquilos ao deixar uma criança de doze anos, ficar livremente entre os companheiros peregrinos. 

Ao apresentar Jesus, ainda criança, entre os doutores da lei no Santuário de Jerusalém, o escritor Lucas vê Jerusalém como o “novo Israel”, o local do nascimento e irradiação do Cristianismo. Os demais evangelistas apresentam a Galileia, e não Jerusalém, como centro de retomada da missão. São duas visões diferentes entre os escritores sagrados. 

Ao afirmar "eu devo estar na casa de meu pai", Jesus revela-se como Filho de Deus. José e Maria, naquele momento, agiam como pais humanos, preocupados no acompanhamento e educação do filho. Jesus falava da filiação divina – eram duas visões diferentes que somente depois, seus pais caíram na real e compreenderam. Naquele momento Ele começava sua missão divina no Santuário de Jerusalém, com apenas doze anos.
 

Atualizando
 

“NOSSOS FILHOS SÃO FORMADOS PARA O MUNDO”  

Escutamos muito este provérbio popular. O mundo aqui se refere à vida. E ao repetir essa frase o povo, em sua sabedoria, está afirmando que os pais não devem ter um sentimento possessivo em relação ao filho (a). Após ele desfrutar da segurança de sua família e educação recebida, conforme o projeto divino, cada um deixa a sua casa, forma a sua família e se lança pra vida.  

Os pais nunca deixarão de receber o reconhecimento e carinho de seus filhos, nos princípios ensinados e no amor recebido. Pena, que nem todos entendem desta maneira e atrapalham a vida dos filhos, exercendo controle após eles constituírem família, crescerem e necessitarem de liberdade. 

Por melhor que seja a casa dos pais, por melhor que seja o sogro e a sogra, cada casal tem o direito e a necessidade de ter sua privacidade, de construir o seu novo jeito de ser família.  

Os pais e sogros devem dar apoio à distância, e evitar qualquer tipo de manipulação e interferência. Mesmo porque os erros e as consequências dos primeiros anos na vida de um casal jovem fazem amadurecer e servem de aprendizado na formação dessa nova família.   

 
 

 
30 de Dezembro de 2012  

Sagrada Família 

“O modelo de família apresentado por Deus à humanidade”  

O projeto de Deus para a salvação de toda a humanidade tem como centro Jesus se tornando homem e vindo morar entre nós. Por isso ele foi acolhido no seio de uma verdadeira família. Uma humilde e honrada família, ligada pela fé e os bons costumes.         

Jesus nasceu e cresceu numa família, mesmo pobre, recebendo tudo que necessitava para ser feliz em sua missão. Teve o amor dos pais unidos pela religião, trabalhadores honrados, solidários com a comunidade, conscientes e responsáveis por sua formação escolar, cívica, religiosa e profissional.  

Com seus pais, Jesus aprendeu a andar, correr, brincar, comer, rezar, cresceu, estudou, foi aprendiz de carpinteiro e auxiliar de seu pai adotivo, José, a quem amava muito e que por ele era muito amado também. Foi um filho obediente à mãe, Maria, e demonstrou isso já bem adulto, e na presença dos apóstolos, nas bodas de Caná, quando, a pedido de Maria, operou o milagre da água em vinho.           

Quando Jesus cresceu e começou a visitar as aldeias e cidades, pregando o Evangelho, era reconhecido como o filho de José, o carpinteiro da Galileia. Até ser identificado como o Filho de Deus aguardado pelo povo eleito, Jesus trabalhou como todas as pessoas fazem. Conheceu as dificuldades dos operários e o suor necessário para ganhar o pão de cada dia. 

A Igreja comemora a festa da Sagrada Família em data móvel, no domingo após o Natal, ou, alternativamente, no dia 30 de dezembro.
 

 

 

30 de Dezembro de 2012 

Dia da execução do ditador Saddam Hussein
 

A execução de Saddam Hussein ocorreu em 30 de dezembro de 2006 (primeiro dia do Eid-al-Adha). Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento, depois de ter sido considerado culpado e condenado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial Iraquiano pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos na cidade de Dujail em 1982, em retaliação a uma tentativa de assassinato contra ele.  

Saddam Hussein foi presidente do Iraque de 16 de julho de 1979 até 9 de abril de 2003, quando foi deposto durante a invasão de 2003 por uma coalizão de aliados liderada pelos EUA. Após a captura de Saddam em ad-Dawr, perto de sua cidade natal Tikrit, ele foi preso em Camp Cropper. Em 5 de novembro de 2006, foi condenado à morte por enforcamento. 

Em 30 de dezembro de 2006, foi levado ao cárcere para ser executado. O governo iraquiano lançou um vídeo oficial de sua execução, mostrando-o sendo levado para a forca, e terminando depois que a sua cabeça estava no laço do carrasco. Saddam foi executado na presença de um clérigo, um médico e um juiz, e um grande número de testemunhas, todos de origem iraquiana. 

Em um vídeo filmado com um celular no momento da execução, ouve-se o ex-líder iraquiano enfrentando dialeticamente seus carrascos. Saddam Hussein recusou que cobrissem sua cabeça com um capuz antes do enforcamento e leu frases da profissão de lei islâmica: "Não há outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta".

Após a execução, em simultâneo, uma série de atentados sacudiram Bagdá matando pelo menos 70 pessoas depois que o Partido Baath pediu vingança aos iraquianos. 

Para nós, cristãos, só Deus tem o direito de dar e tirar a vida. A morte jamais impedirá a continuidade da violência. Volência gera violência, Jesus nos ensinou que só o amor transforma e gera a paz que todos esperamos e merecemos. 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário