Últimos Posts

terça-feira, 29 de janeiro de 2013




 
 
 
 
 
 
 
29 de Janeiro de 2013
 

Marcos 3,31-35
 

Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe:

“Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele respondeu:

            “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?”

E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse:

“Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
 

            Entendendo
 

A FAMÍLIA DE JESUS FOI INCONVENIENTE? 

A visita da família de Jesus num momento tão importante parece ter sido inconveniente. Aconteceu numa hora em que Ele cumpria uma missão divina. Deixar aquele povo naquele momento seria interromper uma de suas funções: ensinar a Palavra ao povo. 

Ao mesmo tempo, Jesus se serviu dessa visita para mostrar-lhes um novo ensinamento.  Ou seja, esclarecer que uma nova família surge a partir do momento que a pessoa segue a vontade e os ensinamentos do Pai. Esta é a nova maneira de fazer parte da família de Deus na terra, criando laços de união e de irmandade pela força da obediência aos valores revelados por Ele.  

É errado interpretar as palavras de Jesus como uma forma de desprezo aos seus familiares. Se fosse assim, Ele estaria sendo contraditório a todo ensinamento bíblico que considera a família uma instituição divina. Já nos primeiros mandamentos encontramos: “Honrar pai e mãe”. 

Portanto, a procura de sua mãe e de seus irmãos foi de grande utilidade para Jesus e não foi inconveniente, porque Lhe deu a oportunidade de ensinar que os laços sanguíneos devem estar submetidos a algo muito mais importante: a fidelidade a Deus.
 

Atualizando
 

A NOVA FAMÍLIA CRIADA PELOS LAÇOS DA FÉ 

Ser cristão não é um título assumido que serve como mais um adjetivo ao longo da nossa história. Não é um diploma que temos e lembramos com orgulho da escola ou faculdade que cursamos, mas que nem sempre serve para o decorrer da vida. 

Ser cristão é assumir valores, é viver uma filosofia que leva a uma mudança de comportamento no proceder ao longo da vida. É uma marca selada no Batismo. 

Essa mudança leva a pessoa a constituir uma nova família; a família daqueles que participam dos valores ensinados por Jesus Cristo, e que devem ser praticados. Vale lembrar que a família de sangue continua tendo seu valor e jamais deixamos de pertencer-lhe, mas, a nova família constituída pela fé dará um sentido maior para a vida. 

Muitas são as pessoas que foram rejeitadas pelas famílias naturais e encontraram aconchego de cristãos que colocam em prática o maior dos ensinamentos de Jesus: “Amar ao próximo como a si mesmo”. Estão espalhadas em abrigos de idosos, orfanatos de crianças, grupos de jovens, movimentos e pastorais, vivendo como irmãos e amigos. É a fé transformada em obras!
 

 

 

29 de Janeiro de 2013 

São Valério de Treviri 

“Apóstolo da Alemanha” 

Poucos escritos e documentos relatam a história deste santo. O que se sabe é que Valério foi o bispo de Treviri e prestou um relevante trabalho de evangelização para a Igreja de Roma. Primeiro auxiliando Eucario, que foi o primeiro bispo desta diocese e depois, colaborando com Materno, seu contemporâneo; eles foram incluídos no Livro dos Santos, como grandes apóstolos da Alemanha. 

Em registros posteriores, revistos pelo Vaticano no final do primeiro milênio, foram narrados os motivos da santidade de Valério: "converteu multidões de pagãos e operou milagres singelos e expressivos". O mais destacado foi quando Valério trouxe de volta a vida do companheiro Materno, com o simples toque do seu bastão episcopal.  

Após sua morte, a fama de santidade aumentou e os devotos procuravam a sua sepultura para agradecer ou pedir a sua intercessão. O culto se intensificou com a construção de muitas igrejas dedicadas a São Valério, principalmente entre os povos de língua germânica. 

Muitas cidades o elegeram como seu padroeiro. As suas relíquias se encontram na basílica de São Matias, na cidade de Treviri, atualmente chamada de Tries, na Alemanha. A festa litúrgica ocorre em 29 de janeiro, dia de sua morte.

 
 

 

29 de Janeiro de 2013 

Dia do Assassinato do Líder Pacifista Mahatma Gandhi
 

Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano. 

No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o resto da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país. 

Gandhi tinha iniciado um jejum no dia 13 de janeiro de 1948 em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, sofreu um atentado: uma bomba foi lançada na sua direção, mas ninguém ficou ferido. 

Entretanto, de 29 para 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, com 78 anos de idade, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a desrespeito do último pedido de Gandhi que foi, justamente, a não-punição do seu assassino. 

O corpo de Mahatma Gandhi foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges. É significativo sobre a longa busca de Gandhi pelo seu deus o fato das suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito como para o idealismo político, associado a uma possibilidade de paz na unificação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário