Últimos Posts

sábado, 23 de fevereiro de 2013



 
 
 
 
 
 
 
 
23 de Fevereiro de 2013
 

Mateus 5,43-48
 

“Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
 

            Entendendo
 

AMAR OS INIMIGOS
Grande desafio nos pedidos de Jesus 

Um dos mandamentos mais difíceis trazido por Jesus Cristo foi o de amar os inimigos. Ele é revolucionário na época, pois vai de encontro ao que se pregava e era conhecido na crença popular: “‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!”. 

 Ser capaz de amar e fazer o bem a quem o odeia, orar por seus perseguidores e caluniadores, está muito próximo do modo divino de agir, o da santidade. Ao contrário, quem ama somente àqueles que o amam, ou saúda apenas os seus parentes e amigos, age como os pagãos, que desconhecem a Deus.  

Nos últimos momentos de sua vida, o próprio Jesus foi testado com o mandamento de amar aos inimigos, que tanto Ele pregou. Rodeado de inimigos, perseguidores e caluniadores, sabendo que era inocente, Ele implorou ao Pai que perdoasse os malvados. A cruz, para nós cristãos, é um sinal de que é possível amar os inimigos.
 

Atualizando 
 

NÃO CONFUNDIR AMOR COM AMIZADE
O convite de Jesus hoje é desafiador: amar os inimigos! 

Muitas vezes confundimos ‘amor’ com ‘amizade’. Amor e amizade são coisas diferentes. A amizade supõe uma convivência, uma concordância em certas coisas e pensamentos em comum. Ninguém consegue viver sem uma amizade sincera. Não é disso que Jesus está falando hoje. É do amor. O amor pode até nascer de uma amizade, mas ele sempre continuará superior. 

Amar o inimigo é conseguir ver nele algum valor, algo de bom, que entusiasma e leva a nos aproximarmos dele. Amar o inimigo é respeitá-lo como “ser humano” em toda sua dignidade; é ser capaz de lhe estender a mão, caso ele sofra uma queda; é sempre estar pronto a reatar uma relação que foi rompida por algum mal por ele cometido; é não condenar toda pessoa dele pela fraqueza que possa ter sobressaído na ofensa provocada... 

A nossa oração pelos inimigos, não vai fazer com que Deus mude-os para melhor, mas vai fazer com que Ele nos mude, mude nosso jeito de pensar e agir em relação a essas pessoas; e a gente mudando, o inimigo também mudará, porque não resistirá ao bem, presente em nós.

 
 
 

23 de Fevereiro de 2013  

São Policarpo 

“Foi bispo, mártir e discípulo de São João Evangelista”  

Hoje comemoramos São Policarpo que pertence ao grupo dos chamados "Padres Apostólicos"; quer dizer, discípulos dos primeiros Apóstolos. Policarpo nasceu no ano de 69, numa família cristã da alta burguesia, na cidade de Esmirna, atual Turquia. 

Tornou-se discípulo do apóstolo João, que o consagrou bispo de Esmirna.  Era um exemplo de fé, respeitado por todos. Foi amigo de Santo Inácio de Antioquia, e teve como discípulo Santo Irineu, bispo de Lyon, que deu continuidade aos seus ensinamentos. 

Policarpo procurou, em seu apostolado, fortalecer a fé dos cristãos. Escreveu várias cartas, porém, a única que se preservou até hoje, foi a endereçada aos filipenses, no ano 110. Nela, Policarpo exaltou a fé em Cristo, a ser confirmada no trabalho diário e na vida dos cristãos.  

Durante a perseguição de Marco Aurélio foi preso e levado ao tribunal, onde foi pressionado a negar a Cristo. Respondeu ele aos perseguidores: "Eu tenho servido Cristo por 86 anos e Ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Salvador? Ouça bem claro: eu sou cristão"! 

Foi condenado e ele mesmo subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos".  Contam os escritos que, mesmo com a fogueira queimando sob ele e à sua volta, o fogo não o atingiu. Foram obrigados a matá-lo à espada, depois seu corpo foi queimado. Isto aconteceu no ano de 155, quando tinha 86 anos.
 

 

 

23 de Fevereiro de 2013 

Dia em que o guerrilheiro Che Guevara é nomeado Ministro da Indústria de Cuba
 

No novo governo instaurado Fidel assumiu o cargo de primeiro-ministro e os outros revolucionários, apesar de não terem cargo oficial, detinham, juntamente com Fidel, o poder. Já versado em Marx e Lênin e defensor dos ideais comunistas, mas não do comunismo ortodoxo ao qual era averso, Che defendia a revolução cubana como o início de um processo revolucionário através da América Latina.  

Em 1959, Guevara, que já havia recebido de Fidel a cidadania cubana por seus serviços prestados à revolução, redige A Lei da Reforma Agrária, concedendo terra a milhares de camponeses que passavam fome e viviam na miséria. Para aplicar a Lei, criou-se o Instituto Nacional de Reforma Agrária, o INRA. Este logo tornou-se o mais importante organismo do país. Já com Fidel como presidente, Che foi nomeado ministro da Indústria. 

No final de 1963, Che começou a atuar na diplomacia e relações internacionais. Visitou inúmeros países, como Egito, Índia, Paquistão, Japão, China, URSS, em busca de apoio político e econômico. Sacudia o mundo com inflamantes discursos. Provocava a ira da ONU e da OEA ao denunciar as explorações imperialistas. Porém, começou a criticar a URSS, por considerar a mesma incapaz de fornecer ajuda adequada aos movimentos revolucionários.  

Quando chegou a Cuba ficou desaparecido 18 meses. Cogitou-se que havia morrido, rumores corriam por todo o mundo. Na verdade, nesse tempo Guevara e Fidel estavam tentando definir qual seria o papel do guerrilheiro dentro da revolução cubana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário