Últimos Posts

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013




 
 
 
 
 
 
 
26 de Fevereiro de 2013
 

Mateus 23,1-12
 

Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros... Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas... O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
 

            Entendendo
 

ELE TRATAVA OS HUMILDES COM RESPEITO 

A incoerência de alguns grupos religiosos e formadores de opinião chamou a atenção de Jesus, principalmente a maneira humilhante que eles tratavam as pessoas menos favorecidas. Jesus aproveitava a ocasião para advertir seus discípulos que tal comportamento não era compatível com os que seguiam os ensinamentos do seu Pai.  

Os escribas e fariseus estavam, constantemente, na mira de Jesus. Eles, com arrogância e ar de superioridade, exigiam que as pessoas lhes deixassem os primeiros lugares nos banquetes, nas sinagogas e nas praças, e que os chamassem com o título honroso de "rabi". E muitos outros abusos! Essa maneira de se comportar é que os discípulos deveriam evitar. O Mestre foi explícito: "Não imiteis suas ações!" Eles não agem com misericórdia.  

Em atitude contrária, Jesus tratava os pequenos e fracos com humildade, jamais buscando grandezas e honrarias. Seu agir misericordioso desmascarava a arrogância de seus adversários.
 

Atualizando 

A ‘POLÍTICA’ ONTEM, HOJE E SEMPRE!
 
Os escribas e fariseus eram grupos fortes na época de Jesus e até formadores de opinião. O primeiro grupo, homens do saber e intérpretes da Lei; o segundo, de prestígio religioso. Jesus os denuncia como aqueles que falam e não fazem, e gostam de aparecer em grandes solenidades para tirar proveito da boa fé do povo. 

Tomando por base a crítica de Jesus a esses grupos e olhando a nossa realidade brasileira, principalmente num país onde a religião tem grande influência, e onde um cargo politico é disputado com tanta ambição, não é difícil ver, principalmente em ocasiões de campanha, a rotina das nossas Igrejas ser modificada. 

Travestidos de homens piedosos e de fé passam a frequentar as solenidades religiosas, ocupando os primeiros bancos dos templos; são cercados de filmadoras e máquinas fotográficas para produção de programas eleitorais tendo a Igreja como local de marketing; frequentam festas de padroeiros; batizam crianças; testemunham casamentos... 

É preciso ter um olhar crítico do ponto de vista cristão e perceber que “tal semelhança, não é mera coincidência”!
 

 

 
 

26 de Fevereiro de 2013  

Santa Paula Montal Fornés de São José de Calazans

“Fundou a Congregação das Filhas de Maria” 

Paula nasceu em Vila de Arenys de Mar, perto de Barcelona na Espanha, no dia 11 de outubro de 1799, e foi batizada no mesmo dia. Pertencia a uma família simples, artesã e muito cristã. Viveu sua infância e juventude em sua cidade natal.  

Ficou órfã de pai e começou a trabalhar com apenas 10 anos de idade, mas o que mais gostava de fazer era cultivar sua vida espiritual e frequentar sua paróquia, onde se destacou por sua devoção à Virgem Maria. 

Em sua época, a educação para mulheres era muito rara. Tocada por Deus, durante suas orações, decidiu ir para Figueras juntamente com três amigas, para fundar um colégio inteiramente dedicado à formação e educação feminina. 

Em 1829, Paula inaugurou a primeira escola para meninas em Figueras, a segunda foi inaugurada em sua terra natal. Depois, com a autorização canônica, fundou a Congregação das Filhas de Maria e das Religiosas Escolápias, que passaram a seguir os regulamentos da Congregação dos Padres Escolápios, fundada por São José de Calazans. 

O ideal da Congregação das Filhas de Maria era “salvar a família e educar as meninas no santo temor de Deus” e ele foi crescendo cada vez mais. Paula passou a viver seu apostolado em um de seus colégios, que ficava ao lado do mosteiro da Virgem de Montserrat. 

Viveu neste local durante trinta anos, onde faleceu com noventa anos de idade no dia 26 de fevereiro de 1889 e foi sepultada na capela da Igreja Matriz de Olesa Montserrat, Barcelona, Espanha. 

Foi beatificada em 1993, pelo papa João Paulo II e canonizada em Roma em 2001, pelo mesmo papa. 

Atualmente seus colégios recebem meninos e estão espalhados pelo mundo inteiro. No Brasil eles estão localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Sergipe e Tocantins.             

 
 
 
 

26 de Fevereiro de 2013 

Dia do Cometa Olinda

  - O Primeiro Cometa descoberto na América Latina -
 

O Cometa Olinda foi descoberto pelo astrônomo francês Emmanuel Liais, que estava a serviço do Observatório Imperial de Paris, no dia 26 de fevereiro de 1860. Liais descobriu o cometa ao realizar observações no observatório do Alto da Sé, situado em Olinda, Pernambuco, Brasil.  

Foi o primeiro cometa descoberto na América do Sul e até hoje é o único em território brasileiro. Ele possui órbita parabólica, o que impede uma nova observação no mesmo local. Acredita-se que os cometas de órbita parabólica tenham se formado na nuvem de Oort. O cometa foi visualizado na região celeste representada pela constelação de Dourados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário