Últimos Posts

sexta-feira, 1 de março de 2013




 
 
 
 
 
 
 
01 de Março de 2013
 

Mateus 21,33-43.45-46
 

“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou os seus servos aos agricultores para receber seus frutos. Os agricultores, porém, agarraram os servos, espancaram a um, mataram a outro, e a outro apedrejaram. Ele ainda mandou outros servos, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram do mesmo modo. Por fim, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Os agricultores, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança!’ Então o agarraram, lançaram-no fora da vinha e o mataram... Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos...” 
 

Entendendo
 

A LUTA ENTRE O CRIADOR E A CRIATURA 

A história de Deus com seu povo acontece como uma espécie de luta. Enquanto Deus se empenha em salvar a humanidade, a humanidade insiste em ser rebelde e a desobedecer ao seu Deus. Só que Ele não desiste. Ele confia e acredita na conversão do coração humano! 

Na parábola de hoje, Jesus compara o mundo criado com todas as condições para o ser humano se realizar e produzir bons frutos, com um campo arrendado para a colheita. A cobrança da colheita representa Deus querendo de nós nossas boas ações, como resultado do que recebemos.  

A morte dos cobradores representa os enviados de Deus que a humanidade exterminou. Vieram os profetas e muitos foram mortos, antes de Jesus veio João Batista, arrancaram-lhe o pescoço e, por último veio o próprio Filho. A humanidade, com perversidade, matou o enviado de Deus numa cruz como se fosse um bandido. 

Ainda assim, a bondade de Deus é tão grande que, sempre que o ser humano quiser voltar-se para Ele, pode contar com o seu Filho. Pois, Aquele que foi rejeitado pelo ser humano, o Pai o nomeou como "pedra angular" da salvação.
 

Atualizando
 
 
A VINHA, A POLÍTICA E A RELIGIÃO... 

No Evangelho de hoje, Jesus conta uma parábola às autoridades do seu tempo com a intenção de alertá-las sobre a responsabilidade de estar à frente do povo, de ser líder desse povo. A vinha é usada para simbolizar o povo de Deus. Jesus revela que o povo pertence a Deus e que só colherá bons frutos se for confiado a bons agricultores. 

Atualizando o Evangelho na nossa realidade, nossa vinha é a sociedade brasileira. A construção desta sociedade depende da liderança de homens em todos os níveis, seja religioso ou político. Deus espera desses líderes políticos e religiosos e de todos nós servos Seus, frutos de justiça e amor. Portanto, todos nós, cristãos batizados, precisamos refletir se nossas escolhas estão sendo coerentes, se estamos elegendo líderes responsáveis e preocupados com o bem do povo, honestos e tementes a Deus. 

Os políticos envolvidos em corrupção e que envergonham o país saíram de nossas famílias e muitos estudaram em bons colégios. Religiosos que praticam mercenarismo e até pedofilia saíram das nossas famílias e comunidades. Os honestos que têm personalidade e assumem sua função como missão ao bem comum, também foram escolhidos por nós. Portanto, somos responsáveis por nossa história, e pela defesa do reino que Jesus veio implantar na terra.
 

 


01 de Março de 2013 

Santo Albino

“Lutou de forma corajosa para conservar os Sacramentos e a Tradição da Igreja” 

Albino nasceu no ano 469, numa família nobre na Bretanha. Recebeu uma educação exemplar, e quando entrou na adolescência discerniu sua vocação sacerdotal. 

Ordenou-se monge com aproximadamente vinte anos de idade, depois foi escolhido para ser superior do mosteiro de Tintilante, próximo de Samour, cargo que exerceu durante vinte e cinco anos. Manteve-se sempre fiel a Deus, trabalhou para conservar os Sacramentos e a Tradição da Igreja. 

Foi escolhido bispo de Angers, viveu seu apostolado de maneira íntegra, assumindo papel de pai para os pobres, humildes, perseguidos e prisioneiros. 

Lutou contra os casamentos consanguíneos, (irmãos, primos primeiro grau, tios, sobrinhas, etc.), que era muito comum naquela época. Convocou os Concílios de Órlenas, em 538 e 541, nos quais participou ativamente, condenando esta prática e várias outras ofensas morais. Por causa disso, fez vários inimigos em muitas famílias poderosas.          

Também, através da misericórdia de Deus e das orações do bispo Albino, vários milagres aconteceram. A abertura das portas da prisão e a libertação dos encarcerados que eram maltratados estão dentre outros, que foram relatados pelos fiéis devotos. 

Albino faleceu no dia primeiro de março de 550, com oitenta e um anos de idade, e suas relíquias se encontram na Catedral de São Germano em Paris.  

           

 

01 de Março de 2013 

Dia do Turismo Ecológico 
 

Turismo é uma grande indústria em todo o mundo. O que surpreende é o crescimento do chamado Ecoturismo: 20% a cada ano. Não é a toa que este segmento ganhou uma data comemorativa: 1º de março – Dia do Turismo Ecológico. De acordo com o WTTC, que organiza estatísticas do turismo mundial, o Turismo Ecológico representa hoje entre 15 e 20% do setor turístico. 

O Ecoturismo pode ser classificado como uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional. Em áreas naturais, se utiliza de forma sustentável do patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem-estar das populações envolvidas. 

O Ecoturismo pode ser praticado em um banho de cachoeira, numa caminhada por trilhas, num passeio a cavalo ou num estudo biológico. Impulsionados pela vontade de entrosarem-se com os reinos, vegetal e animal e, harmonicamente fazer parte deles, os chamados ecoturistas andam, seguem trilhas desconhecidas, suam, e quase perdem o fôlego apenas para poder contemplar as paisagens. 

Acredita-se que no Brasil existam mais de meio milhão de pessoas que praticam o Ecoturismo, num total de 50 milhões no mundo. Deverá ser uma das principais modalidades do lazer e turismo nos próximos anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário