Últimos Posts

sábado, 16 de março de 2013




 
 
 
 
 
 
 
16 de Março de 2013 

João 7,40-53
 

Ouvindo estas palavras, alguns da multidão afirmavam: “Verdadeiramente, ele é o profeta!” Outros diziam: “Ele é o Cristo!” Mas outros discordavam: “O Cristo pode vir da Galileia? Não está na Escritura que o Cristo será da descendência de Davi e virá de Belém, o povoado de Davi?” Surgiu, assim, uma divisão entre o povo por causa dele. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Os guardas então voltaram aos sumos sacerdotes e aos fariseus, que lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”

Responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Os fariseus disseram a eles:

“Vós também vos deixastes iludir? Acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas essa gente que não conhece a Lei são uns malditos!” Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que tinha ido a Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir ou saber o que ele fez?” Eles responderam: “Tu também és da Galileia? Examina as Escrituras, e verás que da Galileia não surge profeta”. 
 

            Entendendo
 

O QUE PROVOCAVA MAIS AS AUTORIDADES:

Jesus ter nascido na Galileia ou o conteúdo das suas palavras? 

Jesus era da Galileia, região discriminada por haver mistura de raças. O fato de Jesus ser galileu criava dificuldade para ser aceito como Messias. Além disso, existia uma tradição antiga afirmando que o Messias viria de Belém, cidade de Davi. Devido à situação política da época, era grande a expectativa para a chegada do Messias, mas não com as características de Jesus.  

O que parece mesmo ter provocado a rejeição maior a Jesus, não foi a sua origem de galileu, embora isso influenciasse, mas sim, o conteúdo do que Ele falava. No Evangelho de hoje, os próprios guardas ficam fascinados pela sua pregação e desobedecem as ordens dos chefes. A multidão, também, ficava parada a ouvi-Lo a ponto de irritar as autoridades. Até mesmo o fariseu Nicodemos, que exercia um cargo de liderança entre os judeus ficou admirado com o Mestre, e Dele se tornou discípulo, às escondidas. 
 

Atualizando 

A FORÇA DA PALAVRA 

No Evangelho de hoje, as autoridades se irritam com o povo que fica fascinado ao ouvir as palavras de Jesus e, quem diria, os próprios soldados afirmam: “Jamais algum homem falou como este homem!” 

A palavra tem poder, tem força! Tanto para o bem quanto para o mal. Uma palavra mal pronunciada, pode estragar uma relação e deixar marcas profundas. Uma palavra pronunciada com amor pode fazer com que o outro reconquiste o prazer de viver e dê a volta por cima diante de uma crise, uma depressão, um fracasso... 

Conheci um colega padre muito dedicado ao sacerdócio, zeloso na organização das comunidades, cumpridor fiel dos deveres do seu ministério. Só que seu temperamento era por demais explosivo. Acompanhei momentos em que ele parava a celebração da missa para reclamar das pessoas que chegavam atrasadas e se dirigiam ao Santíssimo para fazer sua oração, pois isso era costume do lugar, quando deveriam ficar na missa. As pessoas se sentiam envergonhadas. Eram muitas as reações de explosão com os fiéis. Passados aqueles momentos, ele tratava as pessoas como se nada tivesse acontecido. Só que elas iam se fechando e a rejeição a ele foi aumentando na cidade. Perdoar, as pessoas perdoavam, mas não queriam mais estabelecer proximidade com ele. 

Neste caso, a Palavra maior que é a de Deus, ganha força para levar as pessoas a perdoarem aquele que, com suas palavras humanas mal pronunciadas, provocou intrigas e humilhação às suas ovelhas.
 
           
 

16 de Março de 2013 

São Heriberto 

”Bispo dedicado que prezava pela espiritualidade de seus diocesanos” 

Nasceu em Worms, na Alemanha. Quando rapaz foi enviando para o Monastério de Gorze, em Lorraine, para seus estudos. Ao voltar para Worms, ele foi ordenado sacerdote. Foi uma das mais distintas personalidades de sua época e acabou se tornando o Chanceler do Imperador Otto III, em 994. 

Mais tarde, foi indicado para ser arcebispo de Colonha, em 998. Diz a tradição que mesmo durante o rígido inverno europeu, ele tirava seus sapatos e andava pela cidade, onde ele foi consagrado arcebispo, no Natal de 999, e deste tempo em diante usava uma camisa velha debaixo das ricas vestes. Mesmo com os deveres de arcebispo ele continuou como Chanceler.   

Como arcebispo era um pastor dedicado ao seu rebanho, sobretudo na espiritualidade. Dividiu seus bens com a Igreja e os pobres, ficando com ele apenas o estritamente necessário ao seu sustento pessoal. Era um pacifista e mantinha estrita disciplina aos sacerdotes de sua Diocese. Morreu em 16 de março de 1022 e foi canonizado pelo papa Gregório VII.
 

 
 
 

16 de Março de 2013 

Dia Mundial do Sono

Muito sono ou a ausência dele são problemas sérios nos dias de hoje. Neste dia 16 de março, acontece um evento ao redor do mundo chamado de Dia Mundial do Sono. Esta mobilização tem o objetivo de conscientizar a população sobre questões relacionadas com o sono não reparador, incluindo a sonolência excessiva durante o dia (SED), a fadiga crônica, indisposição e problemas cognitivos que prejudicam o desempenho no dia a dia, nos estudos e aumenta os riscos de acidentes de trânsito e de trabalho. 

De acordo com Fausto Ito, dentista e especialista em distúrbios do sono e membro da Associação Brasileira do Sono, o foco principal deste dia é o combate a Apneia Obstrutiva do Sono. De acordo com o último levantamento epidemiológico realizado no Brasil, a doença atinge cerca de 33% da população. Entre as consequências da apneia do sono não tratada estão: a obesidade, os problemas cardiocirculatórios e o diabates tipo 2. 

O Dia Mundial do Sono busca diminuir na sociedade, a incidência de problemas de sono em geral através da prevenção, orientação e tratamento adequado para as mais diversas desordens de sono como o ronco, a apneia do sono, insônia, bruxismo, entre outros distúrbios. 

Fonte: suadieta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário