Últimos Posts

segunda-feira, 18 de março de 2013




 
 
 
 
 
 
 
18 de Março de 2013
 

João 8,1-11
 

Jesus foi para o Monte das Oliveiras... Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocando-a no meio, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi flagrada cometendo adultério. Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, que dizes?” Eles perguntavam isso para experimentá-lo e ter motivo para acusá-lo. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever no chão, com o dedo. Como insistissem em perguntar, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” Inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ouvindo isso, foram saindo um por um, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher que estava no meio, em pé. Ele levantou-se e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor!” Jesus, então, lhe disse: “Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.
 

            Entendendo
 

“ATIRE A PRIMEIRA PEDRA” 

O episódio de hoje em que uma mulher é levada a Jesus para um julgamento é mais uma armadilha dos mestres da Lei e os fariseus. Eles conheciam a Lei que mandava apedrejar mulheres flagradas em adultério, e não tinham nenhuma necessidade de levar tal situação a Jesus, mesmo porque eles não reconheciam e nem respeitavam os posicionamentos do Mestre. O que os adversários visavam era colher provas contra Jesus, saídas de sua própria boca. De fato, quem estava sendo julgado era Jesus, e não a mulher.  

A postura de Jesus é serena, dando demonstração de que não tinha medo deles e tinha o controle da situação. Continuou a escrever no chão. Depois, levantou a cabeça, olhou nos olhos deles e fez uma declaração fulminante: "Quem de vocês não tiver pecado, seja o primeiro a apedrejar esta mulher!" A malícia deles fica comprovada a partir do momento em que eles vão se retirando. A começar pelos mais velhos, mostrando que se os mais experientes se “tocaram” os outros não tinham mais argumentos. Não tinham moral para julgar a adúltera, e muito menos para julgar Jesus.  

 Neste episódio fica evidente, também, o machismo da época. Levaram a mulher e não levaram o homem, que estava com ela, cometendo o adultério. 
 

Atualizando 

VENDER, USAR, PORNOGRAFAR O CORPO...

Uma das maiores formas de escravidão e humilhação!
 

No Evangelho de hoje, Jesus é colocado numa armadilha pelos opositores, ao levarem-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Ele, em sua sabedoria, dá uma lição de moral nos acusadores, preserva a mulher da vergonha pública e, em particular, a aconselha a abandonar tal estilo de vida.  

O que leva uma pessoa a ganhar a vida vendendo o seu próprio corpo? Pode uma pessoa realizar-se desta maneira?  

Quem, em sã consciência, pode dizer que uma menina em situação de miséria tenha feito uma boa escolha ao sair de sua casa para trabalhar numa casa de família na cidade grande, longe de seus pais e sujeita a todo o tipo de abuso? A prostituição no Brasil, em grande parte, está ligada à exploração, ao abuso infantil e ao tráfico humano.  

Na América Latina, a prostituição está presente em todos os países e pode assumir duas formas: a do tráfico interno, levando mulheres a diversas partes do próprio país; e a do tráfico externo, no qual as mulheres são transferidas de um país a outro. Tudo isso com o fim de satisfazer uma demanda cada vez mais ampla, devido ao mercado internacional.  

Outra forma de prostituição é a da "adoção" simulada ou de um "casamento" simulado, que é uma das mais horríveis e ainda pouco conhecidas formas de escravidão. Meninas menor idade são obrigadas a viver como prisioneiras. Essas meninas ao chegarem à maturidade sexual, engravidam e correm grande perigo, pois uma menor de 15 anos apresenta gravidez com riscos cinco vezes maior ao de uma mulher de 20 anos.  

Há em toda essa prática um grande problema de consciência. A pessoa humana é reduzida a um objeto de prazer, sobre o qual, o homem pode desafogar seus instintos mais perversos e cruéis e seus desejos mais vergonhosos. 

A humanidade alcançou muitas conquistas e avanços. Muitas são as manifestações de protesto contra grandes e pequenas injustiças, mas sobre o problema humano da prostituição pesa um silêncio quase absoluto. Parece que as pessoas se incomodam quando alguém fala a esse respeito. É preciso que um grito cristão profético ecoe na humanidade e desperte para mal tão degradante!

 
 

 

18 de Março de 2013  

São Cirilo de Jerusalém  

“Viveu em época difícil para a Igreja e se destacou por sua firmeza na evangelização” 

São Cirilo nasceu no ano de 315, no século IV, em Jerusalém. Sua família era cristã e bem situada financeiramente, por isso teve uma educação privilegiada. Ordenou-se sacerdote com trinta anos de idade no ano de345, depois foi consagrado bispo de Jerusalém em 348. 

Foi bispo durante trinta e cinco anos, num período muito conturbado da história da Igreja. Havia muitas heresias que causavam muitas divisões dentro da Igreja. 

Cirilo como bispo trabalhou muito na catequese para adultos, lutou firmemente para combater as heresias, e por isso foi exilado três vezes. No último exílio ficou onze anos afastado do seu pastoreio, tendo que peregrinar por várias cidades da Ásia.  

Seu trabalho resistiu a todas as dificuldades que teve que enfrentar durante sua caminhada na terra. Escreveu várias obras que explicam de forma detalhada as orações, os sacramentos, os dogmas da Igreja e os mistérios do Cristianismo. 

Ele morreu no ano de 386, com setenta e um anos de vida. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII em 1882, e recebeu o título de doutor da Igreja.

 
 

 

18 de Março de 2013 

Dia da Fundação do Memorial da América Latina
 

O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989, na cidade de São Paulo, Brasil. O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina, situado em um terreno de 84.482 metros quadrados, no bairro da Barra Funda. Seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro. É uma fundação de direito público estadual, com autonomia financeira e administrativa, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. 

O complexo é constituído por vários edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela, que somam ao todo 25.210 metros quadrados de área construída: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar, o Anexo dos Congressistas e o edifício do Parlamento Latino-Americano. Na Praça Cívica, encontra-se uma escultura em concreto, também de Niemeyer, representando uma mão aberta, em posição vertical, com o mapa da América Latina pintado em vermelho na palma.  

O memorial possui um acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da Esplanada e nos espaços internos, e conta com um centro de documentação de arte popular latino-americana. A biblioteca possui cerca de 30 mil volumes, além de seção de música e imagens. O complexo promove exposições, palestras, debates, sessões de vídeo, espetáculos de teatro, música e dança. Mantém o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, organização de fomento às pesquisas acadêmicas sobre assuntos latino-americanos. Publica regularmente a revista Nossa América e livros variados. Serviu de sede ao Parlamento Latino-Americano entre 1989 e 2007 (atualmente localizado na cidade do Panamá).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário