Últimos Posts

sábado, 30 de março de 2013




 
 
 
 
 
 
 
30 de Março de 2013
 

Lucas 24,1-12
 

            No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os perfumes que tinham preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida, mas, ao entrarem, não encontraram o corpo do Senhor Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com vestes resplandecentes pararam perto delas. Tomadas de medo, elas olhavam para o chão. Eles, porém, disseram-lhes: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: ‘É necessário o Filho do Homem ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e, no terceiro dia, ressuscitar’. Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. Voltando do túmulo, anunciaram tudo isso aos onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago...
 

            Entendendo
 

A VIGÍLIA QUE TRAZ A CERTEZA QUE ALGO

NOVO ESTÁ PARA ACONTECER! 

Os discípulos continuavam desorientados. Por mais que Jesus os tivesse conscientizado que Ele sofreria muito antes de ressuscitar, a maneira com que Jesus fora humilhado, massacrado e morto era demais.  

Eles não compreendiam como seu Mestre, tão justo e fiel a Deus, tivesse padecido uma morte como aquela; que tivesse sido reduzido a mais total impotência e fraqueza, já que se manifestara poderoso em gestos e palavras; como pode morrer no mais total abandono, tendo sempre vivido em profunda comunhão com Deus e servido tanto ao povo.  

Aqueles que esperavam de Jesus um Messias político, que traria a libertação da administração dos romanos, ficaram decepcionados porque viram seus planos frustrados.  

Aqueles que tinham estabelecido uma relação de amizade com Jesus choravam a perda do amigo querido, na dor da saudade de não tê-Lo mais junto de si.  

Diante de todo esse contexto, a Ressurreição ofereceu uma luz nova para a compreensão da morte de Jesus, e levou a comunidade cristã a transformar em tempo de esperança o ar de morte que vinha da sepultura. O grão de trigo, tendo sido lançado na terra e morrido, estava destinado a produzir frutos de vida para a humanidade.
 

Atualizando
 

O MACHISMO É DERRUBADO COM UM SINAL DIVINO, NO MAIOR ACONTECIMENTO DA HISTÓRIA

A humanidade carrega um tabu que vem se arrastando ao longo dos séculos: o machismo. Basta olhar a própria história bíblica, para ver que poucas mulheres sobressaíram antes da chegada de Jesus: Mírian, Ester, Débora... 

Jesus Cristo “encarou de frente” essa realidade. Aceitou a companhia e ajuda das mulheres em seu trabalho missionário; fez questão da presença feminina de Maria, sua mãe, nos principais acontecimentos e, atendendo o seu pedido, realizou seu primeiro milagre; parou para conversar publicamente com a mulher samaritana discriminada tanto por ser mulher, como por ser da Samaria; desmascarou os acusadores da “mulher adúltera”... 

Deus confirmou a defesa das mulheres, por seu Filho priorizada, e promoveu mais duas grandes manifestações para mostrar o valor e a capacidade feminina: Maria, quando ficou viúva, apresentou ao mundo a força feminina nos momentos de dificuldades. E, para coroar a história humana, em igualdade de gênero, permitiu que o maior acontecimento da história - a Ressurreição - tivesse como testemunhas primeiras aquelas tão discriminadas pelo gênero masculino, representadas hoje por Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago... 

 
 
 
 

30 de Março de 2013 

São João Clímaco 

”Clímaco é uma alusão à ‘klimax’, que significa ‘escada’. Nome adotado devido ao seu livro Escada para o Paraíso” 

Clímaco nasceu na Palestina em 579, numa família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando-lhe uma ótima formação literária. 

O nome de São João Clímaco é uma alusão à palavra ‘klímax', que em grego significa escada. São João decidiu adotar este nome em virtude do livro escrito por ele mesmo, intitulado Escada para o Paraíso.

Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. E, diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali, no mosteiro, viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou os bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade. Foi atacado diversas vezes e travou verdadeiras batalhas espirituais. 

Para Clímaco, a oração é a mais alta expressão da vida solitária; ela se desenvolve pela eliminação das imagens e dos pensamentos. Daí a necessidade da 'monologia', isto é, a invocação curta de uma só palavra, incansavelmente repetida, que paralisa a dispersão do espírito. Essa repetição deve assimilar-se com a respiração. 

São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas santas missas. Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.

 

 

 

30 de Março de 2013

Dia da subida do 1º. Astronauta Brasileiro ao Espaço 

Marcos Cesar Pontes é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva. 

Foi o primeiro astronauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont, no avião 14 Bis, realizado em 1906. 

Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7. 

Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.  

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, em 1980. Em 1984 recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989 iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998 obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia. 

Foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional. Como piloto da FAB possui mais de 1.900 horas de voo em mais de vinte modelos de jatos da frota da FAB.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário