Últimos Posts

quarta-feira, 29 de maio de 2013

29/05 – Mc 10, 32-45

evangelho_tit490



29 de Maio de 2013
 
 
pMarcos 10,32-45
 
pOs discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam-no com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: ... “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles a quem foi preparado”. ...

 
 
 
 
pEntendendo


UM PEDIDO INFELIZ
 
pO episódio de hoje acontece numa viagem de Jesus com seus discípulos para Jerusalém, o centro do poder religioso e político. Jesus ao anunciar que deveria passar por dificuldades em Jerusalém deixou os discípulos assustados e, quanto mais se aproximavam da cidade, mais a tensão aumentava. Com ela, dúvidas, questionamentos e até propostas surgiam em cada momento.
 
pTiago e João, desconsiderando toda caminhada feita com seus companheiros fazem uma proposta egoísta: serem privilegiados e sentarem-se ao lado de Jesus. Jesus questionou a mentalidade mundana dos dois, pois se desviavam do objetivo de servir, para buscar privilégios.
 
pNa proposta do Reino trazida por Jesus caem os esquemas do mundo. A grandeza está em servir a todos, e aquele que busca o primeiro lugar deverá ser o primeiro a servir, assim como Ele fez na Última Ceia.
 
 
 
 
pAtualizando
 
 
A PROPOSTA INDECENTE DE TIAGO E JOÃO, HOJE,
PODE SER
CHAMADA: Nepotismo, “jeitinho brasileiro”,
QI (Quem Indicou)...
 
pO pedido egoísta dos discípulos Tiago e João não está distante de nós. Vivemos numa sociedade onde a busca de privilégios ainda continua acentuada. Não resta dúvida que estamos num processo crescente de moralização no Brasil, mas é grande ainda a influência herdada desde a colonização portuguesa, época dos senhores feudais e coronéis.
 
pO nepotismo continua acentuado, sobretudo nos meios políticos; o chamado “jeitinho brasileiro” força a barra de tal forma que atropela o direito de outros e o “QI” (quem indicou) continua prevalecendo em muitas colocações e funções públicas. A tradição é tão acentuada e natural para muitos, que com relação à Igreja, querem agir da mesma maneira.
 
pÉ a dispensa de um curso para realizar o batismo, porque é parente de alguém influente; é a dispensa da contribuição de um determinado serviço, porque a família ajudou na construção da Igreja; é o batizado da família que não pode ser junto com os da comunidade, porque é o filho de alguém de destaque social...
 
pQuanta distância da postura humilde de Jesus que, desde seu batismo, se misturou a tantos camponeses simples, sendo anônimo entre os humildes em momento tão importante de sua presença na terra!
 
pO Papa emérito, Bento XVI, ainda no exercício de suas funções, falou sobre a busca de privilégios em relação à Igreja:
pA Igreja, no cumprimento de sua missão específica, não busca privilégio algum, mas apenas contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa. Peço ao Altíssimo [...] que o bem comum prevaleça sobre os interesses de partido ou de classe, o imperativo ético seja ponto de referência obrigatório de todo cidadão, a riqueza seja equitativamente distribuída e os sacrifícios sejam compartilhados igualmente, não apenas pelos mais necessitados".
 


separador2santo_do_dia
 

29 de Maio de 2013
 
 
Santa Úrsula Ledochowska

Fundou a congregação das Irmãs Ursulinas do
Sagrado Coração Agonizante
 
pJúlia Ledochowska nasceu no dia 17 de abril de 1865, na Áustria. Pertencia a uma família de nobres poloneses, que no momento lá residia. Júlia viveu no seu país até a adolescência, depois voltou com a família para Polônia, na Croácia.
 
pQuando completou vinte e um anos de idade, ingressou no Convento das Irmãs Ursulinas de Cracóvia, onde se tornou uma religiosa e adotou o nome de Úrsula em 1899.
 
pEra uma mulher que gostava muito de trabalhar com a educação e evangelização de jovens. Foi superiora do seu convento, dirigiu também um internato de estudantes polonesas exiladas, na Rússia. Depois em 1909, fundou uma casa das Ursulinas, na Finlândia e outra em Petersburgo, na Rússia.
 
pPor causa de sua cidadania austríaca, foi muito perseguida, e em 1914, teve que se refugiar na Suécia, onde também fundou um pensionato e uma escola.
 
pEm 1920 se separou de sua congregação para fundar uma nova Ordem: a das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante, com a função de dar assistência aos jovens abandonados e cuidar dos pobres, idosos e crianças.
 
pA Ordem foi aprovada em 1930 e se desenvolveu com muita rapidez. Úrsula além da Ordem deixou também vários livros escritos.
 
pFaleceu em Roma na casa mãe da Ordem, no dia 29 de maio de 1939, quando tinha setenta e quatro anos de idade.
 
pFoi beatificada em 1983, e canonizada em 2003, pelo Papa João Paulo II.
 
 
 
separador2revendo_a_historia
 

29 de Maio de 2013

Dia do Geógrafo

pDo grego "geos", que significa “terra” e "grafos" que quer dizer “escrever”. Assim foi formada a palavra Geografia, ou seja, o estudo científico da superfície da Terra.
 
pVamos entender um pouco mais sobre o geógrafo.  Os fenômenos físicos, biológicos e humanos, que acontecem em nosso globo terrestre são estudados pelos geógrafos. Atualmente, uma das suas principais funções é auxiliar no planejamento urbano no aproveitamento dos recursos naturais, contribuindo para que o impacto ambiental seja cada vez menor para à população.
 
pCom o passar dos tempos a Geografia foi se modernizando e ganhando espaço, além  das principais atividades em escolas e universidades. Surgiu, por exemplo, o geomarketing, que tem como objetivo o estudo para alocação e planejamento das redes de serviço e comércio.
 
pOs geógrafos estão em diversas áreas de atuação, contamos com geografia médica ou da saúde; geografia de óleo & gás, nas obras do metrô; no trabalho com os resíduos sólidos; no saneamento; na energia; na regularização fundiária; na telefonia móvel;... Em todas essas áreas podemos encontrar um profissional atuante da Geografia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário