Últimos Posts

sexta-feira, 31 de maio de 2013

31/05 – Lc 1, 39-56

evangelho_tit490



31 de Maio de 2013
 
 
pLucas 1,39-56
 
pNaqueles dias, Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
 
pMaria então disse:
p“A minha alma engrandece o Senhor,
pe meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
pporque olhou para a humildade de sua serva.
pTodas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas.
pO seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
pEle mostrou a força de seu braço: dispersou os que têm planos orgulhosos no coração.
pDerrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
pEncheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias.
pAcolheu a Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
 
pMaria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.
 
 
 
 
pEntendendo


“FELIZ AQUELA QUE ACREDITOU!”
 
pEncerra-se hoje, o mês dedicado a Maria. Muitas comunidades espalhadas pelo Brasil promovem um gesto que já se tornou tradição: a coroação de Nossa Senhora com crianças vestidas de anjos. Este é um reconhecimento dócil, carregado de sentimentos de carinho pela mãe da humanidade.
 
pO Evangelho destaca a visita de Maria a Isabel. É a mulher das mulheres, referência da criação feminina de Deus, partindo para um serviço simples de dona de casa, sem criar dificuldades ou esboçar mania de grandeza. O texto diz que ela partiu “apressadamente”, ou seja, o amor tem pressa em amar servindo.
 
pO encontro das duas grávidas é confirmado como encontro divino pelos dois úteros que se sacodem, como confirmação do Espírito Santo. O pulo da criança foi de alegria: “a criança pulou de alegria em seu ventre”. Indicando que ação de Deus na vida de quem se abre à dimensão da fé traz alegria, ainda que as dificuldades da vida possam querer sufocar essa felicidade.
 
pIsabel termina dizendo que valeu a pena sua prima ter acreditado, pois teve como resultado o cumprimento das promessas de Deus, não apenas a ela, mas a todo seu povo. Maria responde, mostrando que está consciente de sua missão e diz: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas”.
 
 
 
 
pAtualizando


A VISITA QUE TRAZ PAZ E ALÍVIO

pNo Evangelho de hoje, sentimos a grandeza e humildade de Maria ao visitar Isabel e se colocar à disposição para servir no momento do parto. O tempo passou, e hoje, as maternidades substituem esse serviço generoso de antigamente. Mas, em se tratando de visita e amor ao próximo, lembro aqui a visita aos doentes.
 
pPosso afirmar que é um serviço prazeroso o de visitar alguém que está debilitado em suas forças. Cuidar dos doentes é um dos serviços que Jesus aprovou, quando disse: ”todas as vezes que fizestes isso a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40).
 
pToda pessoa católica pode receber a visita da Igreja através do padre ou dos ministros leigos que ajudam a realizar visitas, através da oração, da presença amiga e solidária. As pessoas enfermas que não podem sair de suas casas ou estão no hospital podem solicitar a visita do grupo da paróquia responsável pelas visitas ou do padre, para ministrar o Sacramento da Unção dos Enfermos e da Comunhão (Tg 5, 13ss).
 
pPara que haja maiores orientações de como proceder a esse respeito, entre em contato com o Expediente paroquial ou com a comunidade mais próxima de sua casa.
 
 
separador2santo_do_dia
 

31 de Maio de 2013


Nossa Senhora da Visitação

pÉ com muita alegria que hoje comemoramos o dia da visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Maria ficou sabendo através do arcanjo Gabriel que sua prima Isabel, em idade avançada, estava grávida.
 
pMaria, já então grávida do nosso Salvador Jesus Cristo, colocando-se a serviço do próximo, foi visitar e ajudar Isabel. Encontramos a passagem que descreve essa visita, no Evangelho de São Lucas (Lc 1-39-56), onde também se encontra a belíssima oração do Magnificat que Nossa Senhora entoou quando estava com Isabel.
 
pEsta data começou a ser comemorada, pelos franciscanos, especialmente São Boaventura, que iniciou as comemorações no ano de 1263. Mas, passou a ser obrigatória para toda a Igreja, e incluída no Missal Romano, somente com o Papa Pio V, por volta do ano de 1566.
 
pNessa visita a Santa Isabel, Nossa Senhora nos dá exemplo de: amor ao próximo, caridade, humildade e santidade. Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do próximo. E que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.
 
 
separador2revendo_a_historia
 

31 de Maio de 2013


Dia Mundial sem Tabaco

pHoje, dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por objetivo: lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco.
 
pDe acordo com a OMS, o tabagismo continua a ser a principal causa de morte evitável em todo mundo, pois é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como o câncer e as doenças pulmonares e cardiovasculares. Cerca de 1/3 da população mundial é fumante e 5 milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro.
 
pNo Brasil, a situação é grave, pois o número de fumantes chega a quase 32 milhões. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tabaco é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano.
 
pA pesquisa Vigitel Brasil 2011, realizada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a frequência de adultos fumantes varia muito de acordo com a cidade. O índice mais baixo apareceu em Maceió, 7,8%, enquanto em Porto Alegre, esse número chegou a 22,6%. A capital gaúcha é seguida no ranking por Curitiba, com 20,2% e São Paulo, com 19,3%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário