Últimos Posts

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30/09 - Lc 9,46-50

30 de Setembro de 2013

evandia

pLucas 9,46-50

pSurgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem receber em meu nome esta criança estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor”.

 

pEntendendo

JESUS INVERTE VALORES:
Quem era pequeno passou a ser grande e estar em primeiro lugar não era o mais importante...

pJesus enfrenta um desafio: convencer o seu novo grupo que a proposta de Deus era outra e bem diferente da que eles haviam aprendido. Na visão dos apóstolos, êxito na vida significava poder, prestígio.

pFoi difícil para Jesus convencê-los. Durante os três anos de convivência o Mestre teve que ter paciência e trabalhar na mente deles um jeito novo de pensar e viver.

pPara Jesus Cristo, as relações pessoais deveriam obedecer ao princípio da igualdade e do serviço. Prestígio e poder não teriam importância e, com os de fora da comunidade era necessário ser tolerante e respeitoso, superando toda tentação de radicalismo e fanatismo.

pCom Jesus houve uma inversão de valores, quem era pequeno passou a ser grande e estar em primeiro lugar não era o mais importante. Também as crianças e as mulheres, que nem eram contadas, passaram a ter privilégio no novo jeito de governar que Jesus apresentava.

 

pAtualizando

A CARIDADE FAZ A DIFERENÇA
Vencendo personalidades como Castro Alves e Ruy Barbosa, Irmã Dulce acaba de ser eleita a maior baiana de todos os tempos!

pCom toda a vida dedicada a cuidar do próximo, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), foi eleita pelos internautas do portal A TARDE como a maior baiana de todos os tempos, em enquete feita pela internet.

pA beata recebeu 39% dos votos e ficou na frente do jurista e político Ruy Barbosa, que obteve 21% dos votos, escolhido por personalidades do Estado como o maior baiano, uma semana antes, e do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, com 13%.

p"As pessoas anseiam por ser amparadas e Irmã Dulce representa o símbolo mais completo do imaginário popular: ser salvo das doenças desta vida e ir para o céu. Ela era uma santa", afirma a socióloga Marlene Vaz. A beata costumava receber todos os doentes no hospital, mesmo se não tivesse leitos para todos. "No imaginário popular, ela era a pessoa que salvava", completa.

pFalecida em 1992, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada em 2011, e está a um passo de receber a canonização e se tornar santa. Falta apenas o Vaticano confirmar mais um milagre realizado pela beata.

pA lista dos dez maiores ainda tem o geógrafo Milton Santos (8%), o escritor Jorge Amado (6%), o poeta Castro Alves e o educador Anísio Teixeira, que obtiveram 5%, o compositor Dorival Caymmi, o médico e político Edgar Santos e o cineasta Glauber Rocha com 1%, cada.

pQuando se compara a lista dos dez maiores baianos eleitos pelas personalidades com a dos internautas, constatam-se algumas diferenças. Irmã Dulce saltou da quarta posição para o primeiro lugar, tomando a posição de Ruy Barbosa, que caiu para segundo. O poeta abolicionista Castro Alves, que ficou em segundo na opinião das personalidades baianas, foi o sexto.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu no dia 26 de maio de 1914 em Salvador. Aos treze anos, ela começou a acolher mendigos e moradores de rua na casa dela. O local ficou conhecido como "A Portaria de São Francisco".

Em 1933, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Ela se tornou freira um ano depois, aos 20 anos, e recebeu o nome de Irmã Dulce. Ela continuou o trabalho de acolher pessoas nas ruas e, em 1959, transformou um galinheiro, ao lado do convento, na Associação Obras Sociais Irmã Dulce.

Desde então, Irmã Dulce passou a ser conhecida como o Anjo Bom da Bahia e chegou a ser indicada para o prêmio Nobel da Paz, em 1988. Quatro anos depois, em 1992, ela faleceu no Convento Santo Antônio, em decorrência de problemas respiratórios.

Numa cerimônia em 2011, em Salvador, a freira alcançou a condição de Bem-Aventurada (Beata), o último passo antes de se tornar santa.

Fonte: www.atarde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário