7 de Outubro de 2013
Nossa Senhora do Rosário
“Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade do seu amor”. (Papa João Paulo II)
Hoje comemoramos a festa de Nossa Senhora do Rosário. Ela foi instituída pelo papa Pio V em 1571, quando celebrou a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha, os cristãos católicos por meio da recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.
A origem do Rosário é muito antiga, conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pais-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja, São Beda, o Venerável (séc. VII - VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos agrupados num barbante.
A devoção ao Rosário aumentou quando Maria apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão dos pecadores.
O papa João Paulo II inspirado por Nossa Senhora, através da carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, acrescentou ao Rosário os mistérios luminosos, no dia 16/10/2002. Eles foram inseridos entre os mistérios gloriosos e os dolorosos, formando um perfeito complemento para a meditação da Bíblia.
Nos mistérios do Rosário: gozosos (segundas-feiras e sábados), dolorosos (terças e sextas-feiras), gloriosos (domingos e quartas-feiras), e luminosos (quintas-feiras) contemplam-se todas as fases do Evangelho.
A santa devoção ao Rosário atravessou os séculos sempre com o empenho da Santa Igreja em difundi-lo. Ele tem a virtude de nutrir em nós o recolhimento, nos levando a refletir os mistérios da nossa religião. É oração que alcança tanto aos intelectuais quanto aos mais humildes, e como nenhuma outra, se adapta à capacidade de todos.
Nesta singela e poderosa oração do Rosário, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus. Ela é recomendada pela própria Mãe Santíssima, em todas as suas aparições.
Peçamos a Maria, a graça de sermos não só fiéis propagadores da oração do Santo Rosário, mas principalmente, perseverantes na prática de rezá-lo sempre com entusiasmo e alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário