Últimos Posts

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

11/10 - Santo Alexandre Sauli

11 de Outubro de 2013

santodia2

Santo Alexandre Sauli

Grande conselheiro, Apóstolo de Córsega”

pAlexandre nasceu em 15 de fevereiro de 1534, em Milão na Itália. Sua família, Sauli, fazia parte da nobre corte de Gênova, muito ligada à Igreja. No dia do seu batismo sua mãe o consagrou à Virgem Maria. Desde criança queria seguir a vida religiosa, mas somente aos dezesseis anos de idade entrou no Colégio do Clero Regular de São Paulo da congregação de São Barnabé.         

pEntregou-se por completo à obediência das regras da vida religiosa. Foi ordenado sacerdote e passou a ser professor de noviços e formador dos padres barnabitas. Aos trinta e um anos de idade, foi eleito superior-geral da Ordem, cargo que desempenhou com muito êxito. Era conselheiro espiritual de muitas pessoas ilustre do seu tempo, tanto religiosos como leigos.

pEm 1567, foi nomeado bispo de Aléria, na ilha de Córsega, França. Recebeu, entretanto, uma diocese decadente e abandonada, sem clero capacitado, sem locais de culto decente, com um rebanho perdido nas trevas da ignorância e da superstição. Era uma ilha selvagem e paupérrima, invadida pela malária onde faltava quase tudo. Alexandre dizia: "Mas ao menos Deus não me faltará". À custa de muitos esforços que se prolongaram por 21 anos, conseguiu reformar a diocese inteiramente, transformando-a num modelo de organização e fervor, sendo estimado e amado por todos, ricos e pobres.

pAlexandre teve de deixar a Córsega quando foi nomeado bispo de Pávia pelo papa Gregório XIV, de quem fora diretor espiritual e confessor. Na época, Alexandre não tinha boas condições físicas devido ao seu incansável trabalho e à vida dura de privações, penitências e mortificações a que ele sempre se submetera.

pMesmo assim, iniciou a visita pastoral de sua nova diocese. Devido a sua fraca saúde, veio a falecer no dia 11 de outubro de 1592, com cinquenta e oito anos de idade. Em 1904, o papa Pio X o canonizou com Santo Alexandre Sauli, “Apóstolo de Córsega”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário