Últimos Posts

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

29/11 - São Saturnino

29 de Novembro de 2013

santodia2

São Saturnino

santo2

Um dos santos mais populares na França e na Espanha”

pSaturnino viveu no século III, sua origem era grega e ele era um dos sete bispos enviados por Roma para a evangelização das Gálias (futura França). Lá, foi o primeiro bispo da diocese por ele mesmo fundada, em Toulouse.

pO relato conta que Saturnino, após uma peregrinação pela Terra Santa, iniciou sua missão de evangelização no Egito, onde converteu um bom número de pagãos. Foi então para Roma, e fazendo uma longa viagem por vales e montanhas, chegou a Gália.

pEra uma época em que a Igreja, naquela região, contava com poucas comunidades cristãs e o número de fiéis diminuía. Ao mesmo tempo, aumentava o número de pessoas que prestavam sacrifícios aos deuses nos templos pagãos.

pPor onde andava, pregava com fervor, e convertia quase todos os habitantes que encontrava. Consta que ele ordenou sacerdote Santo Honesto, e juntos, foram para a Espanha onde ele teria também batizado São Firmino.

pHavia um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte, quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs. Saturnino liderou os que não tinham medo de repressões, e continuou celebrando missas.

pDesse modo, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram sendo descobertos participando da missa, num domingo. Foram presos e julgados no Capitólio de Toulouse. O juiz ordenou ao bispo Saturnino que sacrificasse um touro em honra a Júpiter, deus pagão, para convencer os demais. Como se recusou, foi amarrado pelos pés ao pescoço do touro que o arrastou pela escadaria do templo. Morreu com os membros esfacelados. Por essa piedosa lembrança os toureiros na Espanha, o têm como seu protetor especial.

pNo local de sua morte, foi construída uma belíssima igreja a ele dedicada, chamada em francês, de Saint Sernin du Taur, que lá está com o nome de Nossa Senhora de Taur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário