Últimos Posts

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

31/12 - Dia da Corrida de São Silvestre

31 de Dezembro de 2013

Dia da Corrida de São Silvestre

corrida-de-sao-silvestre

pA Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, data da morte do papa Silvestre, da Igreja Católica, canonizado também neste dia, no quarto século da Era Cristã e de onde vem o seu nome.

pA corrida possui um percurso de 15 km, menos da metade de uma maratona, mas com quase todas as dificuldades, devido a fatores como o intenso calor do verão brasileiro e os obstáculos geográficos a serem superados pelos participantes. Desidratação e insolação, entre outros, não são fatos raros tanto entre os profissionais como entre amadores, a grande maioria dos participantes.

pO jornalista Cásper Líbero, um milionário que fez fortuna no início do século XX no setor de imprensa, é o idealizador e fundador do evento. Sua ideia original era utilizar a corrida como meio de promoção de seu jornal, o que fez em 1928, ao criar a Gazeta Esportiva.

pA primeira edição da corrida foi realizada em 31 de dezembro de 1925, 48 corredores participaram e apenas 37 foram classificados, pois o regulamento da época exigia que todos cruzassem a linha de chegada em, no máximo, 3 minutos após a chegada do vencedor para que fossem classificados no quadro oficial da prova.

pNas últimas duas décadas, quase todos os principais corredores de longa distância do mundo participaram da São Silvestre, pelo menos uma vez.

pO maior vencedor de todos os tempos é, no momento, Paul Tergat, do Quênia, que venceu a prova 5 vezes (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000). Tergat também detém o recorde para a atual distância de 15 km, marcado já em sua primeira participação no evento, de 43 minutos e 12 segundos. Em decorrência de seus resultados, Paul Tergat tornou-se uma das mais conhecidas personalidades africanas no país.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário