09 de Março de 2014
Santa Francisca Romana
“Dona de casa, mãe de família e fundadora da Ordem das Irmãs Oblatas”
Francisca Bussa de Buxis de Leoni nasceu em 1384, em Roma, na Itália, em uma nobre e tradicional família romana cristã. Desde jovem manifestou sua vocação para a vida religiosa, mas seu pai prometeu-a em casamento ao jovem Lourenço Ponciano, que era comandante das tropas papais em Roma, e de família extremamente rica.
Casaram-se muito cedo, Lourenço era também um bom cristão, e o casamento deles foi muito feliz durando 40 anos. Dedicavam tempo aos pobres e doentes, e sua casa acabou se transformando em asilo, ambulatório, hospital e albergue para os necessitados e abandonados.
O casal teve seis filhos, mas devido às epidemias e guerras que Roma enfrentava, Francisca e Lourenço viram morrer três deles. Francisca ainda assistiu outro filho ser feito refém, enquanto o marido se tornava prisioneiro, depois de ferido na guerra. Mesmo assim, continuou sua obra de caridade junto aos necessitados, vendendo quase tudo que tinha para mantê-la. Foi justamente nesse período que recebeu o título de "Mãe de Roma".
Francisca frequentava a igreja dos padres beneditinos, e dentro da igreja conseguiu reunir outras mães de família e donas de casa como ela, para trabalhar em benefício dos mais necessitados.
Quando ficou viúva, Francisca se tornou religiosa, fundando, junto com algumas companheiras, também viúvas, a Ordem das Irmãs Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova.
Tornou-se superiora da Ordem, e veio a falecer no dia 09 de março de 1440, com cinquenta e seis anos de idade. Foi canonizada em 1608, pelo papa Paulo V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário