Últimos Posts

terça-feira, 29 de abril de 2014

29/04 - Jo 3,7b-15

29 de Abril de 2014

evandia

p_thumb[6]João 3,7b-15

p_thumb[6]“É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito.” Nicodemos, então, perguntou: “Como pode isso acontecer?” Jesus respondeu: “...Em verdade, te digo: nós falamos do que conhecemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando eu vos falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem”.

p_thumb[6]Entendendo

UM HOMEM CULTO SE RENDE
AOS ARGUMENTOS DO MESTRE JESUS

p_thumb[6]Mais uma vez Jesus se apresenta como um homem dialogal. Fala e sabe escutar. Convence pelos argumentos fortes e profundos e não pela imposição do “eu falo e você escuta” ou “eu mando e você obedece”. O Diálogo de hoje é com Nicodemos.

p_thumb[6]Nicodemos procurou Jesus à noite, provavelmente às escondidas, para aprender com o Mestre. Jesus ficou admirado com o nível de conhecimento apresentado por Nicodemos: "És doutor em Israel e ignoras essas coisas!..." A admiração de Jesus, constata o quanto esse tal de Nicodemos era preparado e respeitado pela sociedade de seu tempo! Mas, diante de Jesus, Nicodemos se reconhecia como alguém que só tinha o que aprender... Que lição de humildade!

p_thumb[6]Por mais que alguém entenda sobre um assunto, sempre há algo novo a aprender. Mas para isso é preciso ter a mente aberta. A primeira coisa que Jesus disse a Nicodemos foi que ele precisava nascer de novo para poder ver o Reino dos Céus.

p_thumb[6]Nicodemos, movido pela lógica humana, não entendia o nascer de novo, argumentando que um velho não poderia voltar para o útero da mãe. Jesus, com toda paciência, explica para Nicodemos que “quem nasce da carne é carne, mas quem nasce do Espírito é espírito”. Ele estava se referindo ao batismo. Para nós, cristãos, o Batismo representa um segundo nascimento, não da carne e sim do espírito.

p_thumb[6]Atualizando

AQUELE QUE “NASCE DE NOVO”
É ATIVO E COMPROMETIDO NA SOCIEDADE

p_thumb[6]No Evangelho de hoje, Jesus dialoga com Nicodemos, um homem preparado intelectualmente e de boa posição social no seu tempo. Diz-lhe que é necessário cuidar do espírito, pois a matéria ou vida transitória, apenas, não basta.

p_thumb[6]O cristão que vive o seu batismo adere à filosofia do “amor” e busca um jeito novo de viver. Sabe que a idade cronológica não é obstáculo para ser ativo e protagonista de sua história. Busca a renovação de sua vida em todas as dimensões: pessoal, espiritual, familiar, social... Participa do meio em que vive, procura se informar e saber o que está acontecendo em sua volta, em sua região e no mundo inteiro.

p_thumb[6]Conhecedor dos ensinamentos cristãos, ele, mais do que ninguém, terá um olhar coerente e saberá perceber os sinais dos tempos, os acontecimentos presentes e a melhor forma para contribuir e mudar.

p_thumb[6]Jesus veio e participou da história, mostrou Deus e as maneiras de mantermos a ligação com o Pai, denunciou as autoridades políticas e religiosas do seu tempo, defendeu a justiça para os pobres, denunciou o falso moralismo que condenava e alimentava o preconceito contra os considerados pecadores públicos, lutou pela recuperação da saúde das pessoas...

p_thumb[6]Não foi omisso, não ficou atendendo as pessoas em gabinete, não se enclausurou num Templo, ou ficou apenas rezando nas montanhas, caminhou, fez história e quer que sejamos discípulos continuadores de sua obra.

p_thumb[6]Longe de nós a concepção de uma fé desligada do mundo e da história. Longe de nós a fé descomprometida que se satisfaz apenas em ir à Igreja, cumprir atos de piedade e devoção, e voltar justificado para casa como se o dever já estivesse cumprido. Que o Mestre Jesus nos incomode e indique realidades atuais que nos levem a “nascer de novo” em nós mesmos, e na vida dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário