05 de Julho de 2014
Santo Antônio Maria Zacarias
“Padre, médico e fundador de duas Congregações”
Antônio Maria nasceu no ano de 1502, em Cremona, Itália. Era o filho único da rica e nobre família Zacarias. Seu pai era Lázaro, que faleceu quando Antônio tinha apenas dois anos de idade, ficando responsável por sua educação, sua mãe Antonieta, que na época tinha apenas dezoito anos.
Antonieta decidiu se dedicar somente na criação e formação do seu filho, e soube prepará-lo muito bem para a vida, dando-lhe forte base espiritual cristã. Antônio era humilde, inteligente e muito caridoso com os pobres.
Estudou filosofia em Pávia e medicina em Pádua. Com apenas vinte e dois anos já era um médico que cuidava não somente do corpo dos seus pacientes, mas também da alma. Atendia principalmente os pobres, que não tinham condições de ter um atendimento médico digno, até ser chamado por Deus para a vida religiosa. Ordenou-se sacerdote em 1528.
Exerceu seu apostolado em Milão, onde com ajuda de Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, cujos membros ficaram conhecidos como "barnabitas", pois a primeira Casa da Ordem foi erguida ao lado da igreja de São Barnabé.
Depois, com apoio da condessa de Guastalla, Ludovica Torelli, fundou também a Congregação feminina das Angélicas de São Paulo e criou o Grupo de Casais, para os leigos.
Padre Antônio Maria era devoto da santa eucaristia, foi ele que instituiu as "quarenta horas de adoração ao Santíssimo Sacramento" e também o soar dos sinos às quinze horas para indicar a Paixão de Jesus na cruz.
Contraiu uma epidemia durante suas missões que o fez voltar para casa, para os braços de sua mãe Antonieta. Faleceu no dia 5 de julho de 1539, quando tinha apenas trinta e sete anos de idade. Foi canonizado pelo papa Leão XIII, em 1897.
Nenhum comentário:
Postar um comentário