12 de Julho de 2014
São João Gualberto
“Fundador da Ordem dos Monges Beneditinos de Vallombrosa”
João Gualberto nasceu no ano de 995, em Florença, Itália. Pertencia a uma família rica e nobre, recebendo da mãe os ensinamentos cristãos e do pai, os ensinamentos para se tornar um excelente cavaleiro e dominador da espada.
Quando seu irmão mais velho foi assassinado, João jurou vingar a morte. Ao encontrar com o assassino do irmão, desarmado e vagando numa estrada, João imediatamente pegou sua espada para matá-lo, mas o assassino abriu os braços e caiu de joelhos, implorando seu perdão em nome de Jesus Cristo.
João imediatamente concedeu o perdão, abraçou o assassino, e foi para uma igreja, onde sentiu grande paz e o chamado de Jesus para segui-Lo. Abandonou tudo, ingressou num mosteiro beneditino e se tornou um monge humilde e exemplar na oração, penitência e caridade.
Foi escolhido para ser o abade, mas não aceitou. Decepcionado com alguns monges saiu do mosteiro e foi morar na floresta dos montes Apeninos, na montanha Vallombrosa.
Passado algum tempo, alguns monges foram atrás dele para buscar orientações espirituais, e cada vez mais aumentava o número de jovens que iam buscar seus ensinamentos. Até que surgiu ali, naquela montanha, uma nova congregação religiosa, sob as regras beneditinas, a Ordem dos Monges Beneditinos de Vallombrosa, que teve aprovação canônica.
Seguindo com rigor, a disciplina e austeridade às Regras da Ordem, João Gualberto implantou no Vale de Vallombrosa um centro tão avançado e respeitado de estudos, que a própria Igreja enviava para lá seus padres e bispos para aprofundarem seus conhecimentos.
João fundou outros mosteiros antes de morrer, no dia 12 de julho de 1073, com setenta e oito anos. Foi canonizado em 1193.
Nenhum comentário:
Postar um comentário