13 de Julho de 2014
São Henrique II e Santa Cunegundes
“Casal santo que soube governar e tratar o próximo com amor e justiça”
Henrique nasceu num castelo, na Alemanha em 973. Era filho do duque de Baviera. Recebeu de sua família uma sólida educação cristã. Seu irmão Bruno, tornou-se padre e, depois, bispo de Augusta. Sua irmã Brígida se tornou monja, bem-aventurada da Igreja, foi mulher do rei Estêvão da Hungria, também um santo.
Na sua juventude, Henrique foi entregue ao bispo de Ratisbona, São Wolfgang, e com ele se formou cultural e espiritualmente. Quando Wolfgang faleceu, Henrique sonhou que ele teria escrito na parede do quarto de seu quarto: "Entre seis".
Henrique interpretou a mensagem achando que ele morreria em seis dias e passou a se penitenciar, a fim de se purificar para melhor entregar-se a Deus. Mas nada aconteceu, passados os seis dias. Depois achou que a morte o alcançaria dali a seis meses, e continuou a se purificar. Isso também não aconteceu. Então, certo que seria depois de seis anos, continuou sua vida de purificação. Mas, seis anos após o sonho, o que aconteceu foi que ele, preparado espiritualmente, assumiu o trono da Alemanha, quando seu pai faleceu.
Acabou sendo coroado também imperador de Roma, sendo consagrado pelo papa Bento VIII. Cargo que ocupou com honestidade e justiça, promovendo a reforma da monarquia, do clero e dos mosteiros.
Era um imperador justo, bondoso, caridoso e a favor do povo, principalmente os mais pobres. Convocou e presidiu os concílios de Frankfurt e Bamberg. Realizou juntamente com sua esposa Cunegundes, muitas obras assistenciais e sociais.
Os dois eram exemplo de casal generoso para com o próximo. Fizeram votos de castidade, para uma elevação espiritual ainda maior, por isso não tiveram filhos.
Henrique II morreu em 13 de julho de 1024, com cinquenta e um anos. Foi canonizado em 1152, pelo papa Eugênio III.
Sua esposa Cunegundes, morreu no ano 1033, e foi canonizada em 1200 pelo papa Inocêncio III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário