Últimos Posts

segunda-feira, 14 de julho de 2014

14/07 - O CARPINTEIRO DE ‘ONTEM’ E OS ASSALARIADOS DE ‘HOJE’

 

clip_image002 clip_image004

O CARPINTEIRO DE ‘ONTEM’ E OS
ASSALARIADOS DE ‘HOJE’

Deus quis que José, um homem trabalhador, fosse pai adotivo de Jesus e servisse de exemplo a mostrar, o quanto o trabalho é abençoado por Deus. Já diz o provérbio popular: Quem trabalha, Deus ajuda!

Conheci um senhor muito esperto que sempre repetia: "quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro". Pensando bem, vamos perceber que aqueles que estão com muito dinheiro, nem sempre são os que trabalham muito. Por que aqueles que trabalham de sol a sol, que levantam e saem de casa ainda escuro..., a faxineira, o lavrador, o operário, os que pegam no pesado são os que menos recebem?

Uma coisa é certa: não é culpa de Deus!

Deus nos criou, ensinou como devíamos nos comportar, inclusive, nos critérios de justiça, deu-nos sabedoria para gerir a vida, e entregou para nós o planeta... “Crescei, multiplicai e dominai a terra”...

Houve crescimento, a população se multiplicou, mas, no domínio da terra, a esperteza prevaleceu. Em estatísticas gerais, 85% dos bens da terra estão nas mãos de 15% de ricos. Sobra apenas 15% para 85% da população mundial sobreviver.

No Brasil, mesmo com o crescimento econômico dos últimos anos, a herança do passado é tão grave, que o Brasil continua sendo o quarto país mais desigual na distribuição de renda, entre os países vizinhos da América Latina.

Como cristãos jamais devemos deixar de lutar para que haja mais justiça e solidariedade entre nós e que esse quadro mude. Mas, como a sociedade, nem sempre é administrada por pessoas honestas, grande parte da justiça para os pobres, virá mesmo é de Deus: “Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados” (Mateus 5,6).

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário