14 de Julho de 2014
São Camilo de Léllis
“Padre fundador da Congregação dos Ministros Camilianos”
Camilo nasceu no dia 25 de maio de 1550, em Bucchianico, Itália. Sua mãe era cristã e seu pai que era militar preparou o filho desde pequeno, para seguir a mesma carreira. Camilo serviu ao exército, até o dia que contraiu uma úlcera no pé, que o fez abandonar a carreira militar e procurar ajuda nos hospitais.
Herdou do pai o vício do jogo, que acabou o levando à miséria. Procurou ajuda no mosteiro dos capuchinhos, onde em troca da morada, ajudava cuidando dos cavalos. Até que, com vinte e cinco anos de idade, se converteu e sentiu-se atraído a ingressar na Ordem, mas não foi aceito devido sua úlcera no pé.
Foi então encaminhado para o hospital de São Tiago, em Roma, onde diagnosticaram um tumor incurável. Camilo, já tocado pela graça Divina, começou a tratar de sua ferida e também ajudava como voluntário aos doentes daquele hospital. Neles, Camilo viu o próprio Cristo e por eles passou a viver.
Com a ajuda do amigo, também santo, padre Filipe Néri, Camilo foi ordenado sacerdote e mais tarde fundou a Congregação dos Ministros Camilianos, que era formada por padres enfermeiros, que cuidavam dos doentes pobres e miseráveis.
Dirigiu durante vinte anos sua Ordem, ensinando os padres a tratarem com amor os doentes. Mesmo com fortes dores no pé, devido a sua úlcera, fazia questão de visitar os doentes em casa, e ajudar no que fosse necessário.
Já com fama de santidade era procurado e querido por todos. Faleceu no dia 14 de julho de 1614, com sessenta e quatro anos, e foi canonizado em 1746.
Nenhum comentário:
Postar um comentário