Últimos Posts

sexta-feira, 18 de julho de 2014

18/07 - Dia do Trovador

18 de Julho de 2014

Dia do Trovador

clip_image002

Jorge Amado já disse: “Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a trova”. É através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a trova e o trovador são imortais.

O Dia do Trovador é comemorado nesta data por ser o dia do nascimento do trovador carioca, Gilson de Castro, cujo pseudônimo literário é Luiz Otávio.

Se buscarmos nos dicionários algumas palavras, abaixo relacionadas, encontraremos, de maneira geral, definições que já não se coadunam com a realidade atual.

Trova - Composição lírica, ligeira e de caráter popular; canção; cantiga ou quadra popular.

Trovar - Fazer ou cantar trovas; poetar; exprimir em cantigas.

Troveiro - Poeta da língua, que cultivava a poesia lírica medieval, especialmente na França, do século XI ao século XIV. Aquele que faz trovas, ou trova; trovador; trovista. Com todas estas definições não se chega a nenhuma definição.

Trovador - Na Idade Média, poeta ambulante que cantava seus poemas ao som de instrumentos musicais; menestrel; poeta; vate.

Na verdade, o termo TROVA, do francês, "trouber" (achar) nos indica que os trovadores devem "achar" o motivo de sua poesia ou de suas canções. Apenas as citações de "composição ligeira e de caráter popular" e "cantiga ou quadra popular" podem nos conduzir ao que é, e o que representa, hoje, na literatura portuguesa este gênero, do qual disse Catulo da Paixão Cearense: "A Trova é a mais popular das formas poéticas!"

Realmente, originária da quadra popular portuguesa, a TROVA teve no Brasil um desenvolvimento inusitado, e é hoje praticada por mais de 3000 trovadores em todo o Brasil; tem uma organização de âmbito nacional, a UBT - União Brasileira de Trovadores.

Fontes: www.velhosamigos.com.br e www.smartkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário