Últimos Posts

sábado, 19 de julho de 2014

19/07 - Santo Arsênio

19 de Julho de 2014

Santo Arsênio

clip_image002

“Monge que buscou no silêncio a vivencia da fé”

Arsênio nasceu no ano 354, em Roma. Pertencia a uma nobre e tradicional família de senadores. Foi ordenado sacerdote, pessoalmente, pelo papa Dâmaso. Em 383, o imperador Teodósio convidou-o para cuidar da educação e formação de seus filhos e futuros imperadores, Arcádio e Honório, em Constantinopla. Arsênio permaneceu na Corte por onze anos, até 394.

Depois partiu para o deserto no Egito, para viver junto com os monges uma vida de eremita. Quando chegou passou por algumas provações, para confirmar que conseguiria viver uma vida de humilhação, penitência e oração.

Arsênico passou a ser procurado pelos cristãos, que buscavam os conselhos dos monges para o equilíbrio da alma, mas ele sempre preferia o isolamento e o silêncio. Mais tarde juntou-se a outros eremitas de Scete e Alexandria.

Com a invasão dos bárbaros, Arsênico foi obrigado a abandonar o deserto e passou a viver isolado, apenas na companhia de uns poucos discípulos, até morrer em Troc, perto de Mênfis, em 450, com noventa e seis anos.
Santo Arsênio gostava de repetir a frase: "Muitas vezes eu falei e me arrependi do que disse, mas jamais me arrependi do meu silêncio”.

Era tão admirado pelos seus discípulos, que o apelidaram de "O Grande".

Nenhum comentário:

Postar um comentário