5 de Agosto de 2014
Mateus 15,1-2.10-14
Alguns fariseus e escribas vindos de Jerusalém dirigiram-se a Jesus perguntando: “Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Eles não lavam as mãos quando vão comer!” Jesus chamou a multidão e disse: “Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro”. Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: 'Sabes que os fariseus ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?' Jesus respondeu:'Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego,os dois cairão no buraco.'
Entendendo
“O QUE TORNA ALGUÉM IMPURO NÃO
É O QUE ENTRA PELA BOCA, MAS O QUE SAI!”
Esta é a afirmação de destaque deste evangelho. Para nós hoje, pode soar normal ouvir tal afirmação, mas para o mundo judeu daquela época, caiu como uma bomba, diante do radicalismo em cumprir normas relacionadas à pureza dos ritos e cultos.
Algumas colocações de Jesus contribuíram para que eles perseguissem e matassem o Mestre. Ao infringir a observância dos sábados e, agora, ao descartar os critérios legais de pureza, Jesus atinge e remove alguns dos principais fundamentos da doutrina da Lei. A reação imediata vinda dos chefes religiosos é de indignação, para, em seguida, passar ao projeto da morte de Jesus.
Ao afirmar que “o mal é o que sai” Jesus leva cada ser humano ao mais secreto do seu coração, a esse interior de onde surgem todas as opções e decisões tomadas, que rendem em consequências na história de cada pessoa.
Atualizando
"A BOCA FALA O QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO!"
Pelo que diz este provérbio popular, quando saem coisas impuras de uma boca é porque o próprio coração já está impuro, palavrões, obscenidades, lamúrias, fofocas, intrigas, gritos, grosserias, xingamentos... Estes “detritos” só podem sair de um coração machucado, ferido, necessitado de amor.
Era com corações feridos que os fariseus guiavam o povo judeu, na época de Jesus. Eram como cegos guiando outros cegos. Essa realidade não está distante de nós, pois a maioria da população brasileira e mundial, hoje, é guiada pelos "cegos" que conduzem a mídia: internet, rádios, jornais, canais de TV que invadem nossos lares. E sabe qual a repercussão que tem isso? "...ambos irão cair no buraco!"
Estamos envolvidos em todo sistema de comunicação da pós-modernidade. Ele em si, não é mau, mas depende muito da maneira que utilizamos. Deixar de acessá-lo não será mais possível. Então, é preciso ter senso crítico e não repetirmos como “papagaios”, tudo que o noticiário da mídia passa diariamente para nós. Por trás de cada veículo de comunicação, existe uma ideologia e, nem sempre cristã, mas movida por interesses capitalistas/comerciais/político-partidários...
Partindo para a dimensão pessoal, escute a voz do seu coração, dizendo o que é certo e o que é errado, procure a companhia de pessoas que te façam crescer e faça o mesmo com os que te rodeiam. Diga palavras positivas, de incentivo! Deus fala através de você. Lembre-se da mensagem de hoje: "A boca fala o que o coração está cheio."
Nenhum comentário:
Postar um comentário