16 de Agosto de 2014
Dia dos Heróis
Brasileiros da 2ª. Guerra Mundial
Embora não seja uma data oficial, muitos consideram o dia 16 de agosto, uma data marcante na história do Brasil.
Os navios da Marinha Mercante Brasileira foram atacados por submarinos do Eixo, entre os anos de 1941 e 1944, o que causou a morte de mais de mil pessoas e precipitou a entrada do Brasil no conflito, do qual, até então, se mantinha neutro ao lado das forças aliadas.
Foram 35 navios atacados (33 afundados) nas águas dos Oceanos Atlântico (incluindo o Mar Mediterrâneo), e Índico; desde a Filadélfia, nos Estados Unidos, até a região do Cabo da Boa Esperança, extremo sul da África, sendo que, com exceção do ataque aéreo ao navio Taubaté - o primeiro a ser atacado, em 22 de março de 1941, no Mediterrâneo –, todos os demais foram cometidos por submarinos alemães e italianos, e ocorreram depois do Brasil romper relações diplomáticas com o Eixo, em 28 de janeiro de 1942.
A partir daquela data, ataques sistemáticos tiveram início. Os primeiros aconteceram na costa leste dos Estados Unidos; posteriormente, no litoral do Nordeste brasileiro, em especial entre Recife e Salvador, tendo seu auge no mês de agosto de 1942, quando, em apenas dois dias, seis navios foram afundados, causando a morte de mais de 600 pessoas, o que levou o Brasil a declarar guerra ao Eixo no dia 22 daquele mês.
Em 1943, apesar de uma sensível melhora nos sistemas de patrulhamento e de guerra antisubmarina, foram afundados vários navios – nacionais e estrangeiros –, sobretudo nas costas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Fonte: pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário