Últimos Posts

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

18/08 - Santa Helena

18 de Agosto de 2014

Santa Helena

clip_image001

A mulher que encontrou a cruz que Jesus foi crucificado!

Helena nasceu em meados do século III, provavelmente em Bitínia, região da Ásia Menor. Alguns estudiosos ingleses afirmam que ela nasceu na Inglaterra, que naquele tempo era uma província romana. Era uma mulher pobre, que havia sido criada numa pensão. Um oficial romano, de nome Constâncio Cloro, atraído por sua beleza, casou-se com ela. Dessa união, no ano de 274, nasceu Constantino, o primeiro imperador cristão.

Tanto Helena quanto Constâncio Cloro eram pagãos. Levado pela ambição, Constâncio se separou de Helena e levou para Roma seu filho Constantino, ainda criança, separando-o de sua mãe. Helena chorou a separação por 14 anos. Em 306, com a morte de Constâncio, seu ex- esposo, Constantino foi nomeado imperador, iniciando para ela uma nova vida. Constantino levou sua mãe para viver na corte, conferindo-lhe o nome de Augusta e o título de imperatriz.

Helena se converteu e foi uma cristã exemplar, influenciou numa decisão tomada pelo seu filho, que mudaria o rumo da Igreja. No início do ano 313, o imperador publicou o Edito de Milão, pelo qual permitia o cristianismo no Império, que até então era proibido. Seguindo o exemplo de sua mãe, converteu-se e foi batizado pelo Papa São Silvestre. Depois de trezentos anos de perseguição, a Igreja de Cristo deixava de ser perseguida. Helena, agora imperatriz, dedicava-se inteiramente a socorrer os pobres e aliviar as misérias de seus semelhantes.

Muito piedosa Helena partiu em peregrinação para a Terra Santa, onde teve a graça de encontrar a verdadeira Cruz do Salvador. Subiu ao topo do Gólgota, onde havia sido erguido um templo a Vênus. Este templo foi construído por ordem do imperador Adriano, que odiava os cristãos, e certamente queria evitar que aquele local fosse venerado pelos cristãos. Santa Helena mandou derrubar o templo e começou a procura pela cruz de Jesus.

Encontraram três cruzes e era difícil saber qual delas era a de Nosso Senhor. Uma antiga tradição narra o modo milagroso como se conseguiu identificar a cruz de Jesus. Levaram as três a uma mulher agonizante. Ao tocar na primeira cruz, a enferma piorou, ao tocar na segunda, continuou tão doente quanto antes, tocando na terceira cruz a enferma recuperou instantaneamente a saúde. Santa Helena, o bispo de Jerusalém, São Macário, e milhares de devotos levaram essa cruz em procissão pelas ruas de Jerusalém.

Helena faleceu pouco depois desse acontecimento, provavelmente em Tréveris, na Ásia Menor, por volta do ano 328 ou 330, com mais ou menos 80 anos de idade. Uma capela a ela dedicada, em Roma, conserva algumas de suas relíquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário