Últimos Posts

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

27/08 - Dia do Psicólogo, Corretor de Imóveis e Peão Boiadeiro

27 de Agosto de 2014

Dia do Psicólogo,
Corretor de Imóveis e Peão Boiadeiro

Psicólogo

image

O profissional de psicologia é como o próprio nome da teoria sugere: um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.

Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo.

Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra, e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem, com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

Fonte: www.ibge.br

Corretor de Imóveis

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. A profissão surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão.

O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário. O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas.

Nos anos 40 os Corretores de Imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão do Corretor de Imóveis em todo o Brasil

O corretor de imóveis é um soldado da defesa do meio ambiente. Com sua participação, não haverá desmatamento, sobretudo nas matas, margens dos rios, córregos e nascentes.

Fonte: UFGNet

Peão Boiadeiro

Inspirado no trabalho de manejo do gado em fazendas, o rodeio esportivo surgiu como evento há mais de 50 anos no Brasil. Inicialmente concebido como um desafio entre peões, o passatempo nos momentos de folga transformou-se em festas do peão, caindo logo no gosto popular porque retratavam o dia a dia das fazendas.

As primeiras festas do peão aconteceram em Paulo de Faria e Barretos (1956). Nos anos 60 e 70 veio a consagração destes eventos típicos, com montarias em cavalo, no estilo country e rústico, praticado até hoje somente no Brasil.

Nos anos 80, o tropeiro Tião Procópio, na época cowboy, filho do fundador da festa do peão de Paulo de Faria, trouxe dos EUA, a modalidade em touros.

Realizar uma competição com montarias e rodeio cronometrado, passou a ser o modelo dos anos 90, num conceito conhecido como rodeio completo.

Dentro do processo de profissionalização da atividade. Os cowboys viraram competidores e os animais atletas. O rodeio ganhava conceito de esporte, mas sem estrutura padronizada.

Existe outro estilo de Peão Boiadeiro, na região nordestina, o vaqueiro. Oriundo do trabalho sertanejo, na condução do gado na caatinga, os vaqueiros levaram seu estilo rústico e típico para as tradicionais vaquejadas do Nordeste. Sendo a Vaquejada de Serrinha, na Bahia, a mais expressiva da região nordestina.

Fonte: Os Simprão

Nenhum comentário:

Postar um comentário