Últimos Posts

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

28/08 - Mt 24,42-51

28 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 24,42-51

Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem. “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

Entendendo

“VIGIAI, POIS NÃO SABEIS EM QUE DIA VIRÁ O SENHOR!”

O evangelho de hoje fala da “volta do Senhor” a terra, que denominamos "parusia". Muitos são os relatos sobre isso nos evangelhos que evidenciam uma vinda repentina, gloriosa, cercada por anjos, uma aparição esplendorosa e  precedida por sinais nos céu.

Como o tempo da parusia é indefinido, Jesus adverte seus discípulos que a única atitude apropriada é a vigilância constante, estar sempre prontos para essa momento. Essa atitude é ainda mais reforçada pela história do dono da casa, que se soubesse da vinda do ladrão vigiaria e não deixaria que sua casa fosse roubada. Mas, como o ladrão que age à noite, sem avisar, Ele virá sem aviso prévio e a única forma de estar preparado é vigiar constantemente.

Essa expectativa da “volta do Senhor” foi dando espaço para uma visão mais realista do encontro com Jesus, já presente entre nós, no nosso próximo e irmão, principalmente os mais carentes e necessitados.

Atualizando

VIVER INTENSAMENTE A VIDA,
SEM PERDER O FOCO NO FUTURO QUE NOS ESPERA!

Hoje, muitos são os grupos religiosos que usam esse anúncio da “vinda do Senhor” para assombrar o povo e fazer chantagem, com o interesse de tirar proveito da ignorância e inocência das pessoas.

A recomendação de Jesus não é para que estejamos assustados, pensando no “fim do mundo”, como muitos, de forma ingênua, acabam embarcando nesses anúncios bobos que aparecem a cada época.

O alerta é para nós não perdermos o foco na transcendência e nos valores eternos. Estar vigilante é lutar e viver o ordinário de cada dia, buscando honrar e cumprir os compromissos e valores de um bom cristão.

Vivendo assim, consequentemente, estamos preparados para o que acontecer. Mesmo porque Deus nos acompanha e vê a nossa luta e boas intenções de querer crescer e ser cada dia melhor. Viva com dignidade o comum de cada dia e “tudo mais vos será acrescentado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário