Últimos Posts

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

29/08 - Martírio de São João Batista

29 de Agosto de 2014

Martírio de São João Batista

clip_image002

O primo de Jesus teve o grande reconhecimento do Mestre: “Nenhum filho de mulher é maior do que João Batista!”

João Batista teve como pais Zacarias e Isabel. Era primo de Jesus e também era muito próximo. Nas afirmações de Jesus Cristo dá para perceber a admiração que tinha pelo seu primo, tanto no lado humano – Ele sentiu e se refugiou ao saber da morte de João -, como no divino - compreendeu que Deus atribuiu ao seu primo, a preparação para a sua chegada.

No ventre das duas mães, quando da visita de Maria a Isabel, o Espírito Santo balançou as duas barrigas das grávidas, e, anunciou um acontecimento extraordinário. A humanidade presenciaria, mais tarde, fatos fortes com esses dois homens; inclusive o martírio, num golpe perverso da humanidade, representado pelo político Herodes.

A vida e missão de João são tão fortes que Jesus chegou a afirmar: "Dentre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista”... De fato, todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e, ao denunciar os vícios e injustiças, deixou Deus conduzi-lo ao cumprimento da profecia do anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15).

São João Batista, em defesa dos valores da família, denunciou o governador da Galileia, Herodes que, escandalosamente, havia tomado à esposa do seu irmão, por isso foi barbaramente degolado.

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna, reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário