Últimos Posts

sábado, 30 de agosto de 2014

30/08 - Mt 25,14-30

30 de Agosto de 2014

evandia

Mateus 25,14-30

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens. A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor. Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas. O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. O que recebeu dois talentos adiantou-se também e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei’. Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’. Veio, por fim, o que recebeu só um talento: ‘Senhor’, disse-lhe, ‘sabia que és um homem duro, que colhes onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. Por isso, tive medo e fui esconder teu talento na terra. Eis aqui, toma o que te pertence’. Respondeu-lhe seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso!...”

Entendendo

A PARÁBOLA DOS TALENTOS

A parábola dos talentos mostra que todos nós fomos criados dotados de qualidades diversas, carismas extraordinários que nos ajudam a construir a vida e atingir nossos ideais.

Jesus cita o exemplo de três discípulos que receberam certa quantidade de dinheiro, para ilustrar os diferentes tipos de pessoas, nos talentos recebidos.

Os dois primeiros que fizeram render o que receberam, simbolizam aqueles que não são acomodados na vida e lutam para conquistar seu espaço. Essas pessoas acreditam no seu potencial e são mais ainda abençoadas por Deus por valorizarem o talento que receberam.

O terceiro representa a pessoa acomodada, medrosa e preocupada apenas com seus próprios interesses. Não é capaz de dar um passo à frente e não pensa no bem-estar dos outros. Não cresce e não contribui para o crescimento dos outros.

Atualizando

DEUS NÃO CRIOU PESSOAS INCAPAZES!
SOMOS DOTADOS DE TALENTOS QUE AINDA NÃO CONHECEMOS!

Deus em sua sabedoria jamais iria criar uma pessoa inútil para colocar no mundo. Todos nós fomos criados com talentos diversos que até o final de nossa vida não conheceremos por completo.

Deus nos criou dotados de inteligência e ofereceu mais ainda, a sabedoria, dada pelo Espírito Santo, doador dos dons.

Muitas atitudes impedem que a pessoa deslanche na vida, com todo seu potencial: complexo de inferioridade, medo, preguiça, o acento demasiado nos pontos fracos... Em geral, as pessoas se preocupam mais com suas áreas deficientes do que com aquilo em que são boas.

Citando a escola. Uma atitude que costuma ocorrer é quando o aluno tem notas baixas em uma matéria e em outras, obtém resultados muito bons. Volta-se a atenção para a disciplina que ele foi fraco e esquece-se de investir no potencial que ele demonstrou na que foi forte. Essa visão impede de trabalhar o talento da pessoa.

Não existe ninguém burro ou incapaz. As inteligências são múltiplas, e nem sempre obedecem à avaliação escolar ou a classificação de determinado setor da vida profissional ou, até mesmo religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário