Últimos Posts

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

01/09 - Santa Beatriz da Silva Menezes

1 de Setembro de 2014

Santa Beatriz da Silva Menezes

clip_image002

“Num momento de sofrimento, a visita de Nossa Senhora e a incumbência de fundar uma Ordem Religiosa”

Beatriz nasceu em 1424, em Ceuta, uma cidade que pertencia a Portugal. Sua família era de destaque na sociedade portuguesa. Seu pai, Rui Gomes da Silva, era comandante do exército; e sua mãe se chamava Isabel de Menezes. Ao completar vinte anos, Beatriz foi para a corte da Espanha, pois sua tia Isabel, infanta de Portugal, que se casara com o rei de Castela, convidou a sobrinha para ser sua primeira dama de honra. Muito virtuosa e piedosa, achava que a vida do palácio não era muito compatível com seu jeito de ser e pensar, mas aceitou a nova função. E foi aí que sua provação iniciou.

Beatriz era uma jovem muito bela fisicamente, além de ser amável, culta, inteligente e educada nas virtudes cristãs. Logo que chegou, despertou a admiração de todos, o que provocou o ciúme e a inveja da rainha, sua tia, que passou a maltratá-la e até a castigá-la sem razão alguma. Beatriz a tudo suportou sem falar nada para ninguém. Certa ocasião, a soberana tentou asfixiá-la, mantendo-a presa durante três dias numa arca sem ventilação, água e comida. Mas obrigada pelas circunstâncias, teve de soltar a sobrinha. Naquele período, Beatriz recebeu a graça de uma aparição de Nossa Senhora e a incumbência de fundar uma Ordem religiosa dedicada à Imaculada Conceição.

Imediatamente, deixou a corte e ingressou no Mosteiro de São Domingos, em Toledo. Uma vez aceita, cobriu seu rosto com um véu branco por toda a vida. Depois de trinta anos, conseguiu realizar a missão que a Virgem Maria lhe confiara.

Porém, dez dias antes da cerimônia em que todas professariam a nova Ordem, Beatriz teve uma nova aparição da Virgem Maria, que lhe comunicou que ela morreria na data da festa. Por isso professou os votos na véspera desse primeiro grupo e morreu feliz, no dia 1º de setembro de 1490. A fundadora sabia que tinha deixado na terra uma semente, recebida das mãos da Virgem Maria, e que germinaria pelos séculos afora, no mundo todo.

Desde que se afastou da Corte, Beatriz havia adotado o costume de conservar sempre o rosto coberto, para evitar que sua beleza fosse ocasião de pecado.

Bem próximo de sua morte, quando recebia a Unção dos Enfermos, descobriram-lhe o rosto e, para grande surpresa, constatou-se que ela, embora tivesse mais de 60 anos de idade, tinha conservado a mesma fisionomia de jovem. Deus quis, por esse milagre, mostrar como Lhe era agradável e incorrupta a pureza de Santa Beatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário