Últimos Posts

sábado, 27 de setembro de 2014

27/09 - Lc 9,43b-45

27 de Setembro de 2014

evandia

Lucas 9,43b-45

Enquanto todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia, ele disse aos discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”. Mas eles não compreendiam esta palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Entendendo

OS DISCÍPULOS NÃO ENTENDIAM O PORQUÊ
UM HOMEM TÃO BOM TER QUE PASSAR PELO SOFRIMENTO!

A relação de Jesus com seus discípulos era aberta e sincera. Eles precisavam estar preparados para suportar o sofrimento sem desanimar. Jesus também queria esclarecer para seus apóstolos que tipo de “Cristo de Deus” eles estavam seguindo. Jesus quer tirar dos discípulos qualquer engano em relação à sua pessoa e a sua missão.

Os discípulos não compreendiam ou não podiam compreender, pois até então eles partilhavam com seus contemporâneos de uma ideia de Messias, que não tinha nada a ver com o que se realizava em Jesus de Nazaré. Eles não entendiam o porquê do enviado de Deus sofrer, se seu Pai tinha poder de livrá-Lo dos malvados.

A falta de compreensão deles deixava Jesus mais sozinho e abandonado no seu destino doloroso de cruz. A morte para os discípulos era uma ideia tão absurda, que somente a Ressurreição viria convencê-los do que Jesus havia falado antes da morte.

Atualizando

POR QUE OS BONS SOFREM TANTO?

É comum ouvir das pessoas em momentos de desabafo, diante das injustiças e tanta corrupção no Brasil: “Por que os bons sofrem tanto?”, “Vale a pena ser direito?”, e tantas outras formas de questionar o aparente sucesso daqueles que procedem mal.

É interessante perceber que a Bíblia está cheia de argumentos neste sentido, principalmente no livro dos Salmos, onde o povo expressava de maneira espontânea e sincera o que pensava.

Respondendo de acordo com o pensamento cristão, posso afirmar que o próprio Jesus tinha consciência dessa angústia das pessoas do bem, quando constatou: “Os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz”. E o que Ele apresentou então, como solução?

Primeiro, Ele nos ensinou que todo aquele que procede de maneira desonesta, mais cedo ou mais tarde irá pagar pela desonestidade cometida, porque Deus é o Deus da justiça e ninguém fica impune da maldade que faz ao seu semelhante.

E os bons, que buscando ser honestos não tiveram bons resultados, não cresceram financeiramente e até mesmo foram humilhados e vítimas de danos que os fizeram sofrer?

No conhecido Sermão da Montanha Jesus promete a todos que o mundo fez sofrer, a recompensa eterna.

“Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados.

Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros no coração, porque verão a Deus.

Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mateus 5,3-12).

É difícil para nós humanos deixar pra depois parte da nossa felicidade, porque somos imediatistas e, em parte, materialistas. Queremos investir todas as cartadas na vida humana aqui e agora, mas, tenhamos consciência de que existe outra realidade e nossa vida é continuada em outra dimensão. Grande parte de nossa felicidade não está aqui, mas no futuro que nos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário