Últimos Posts

domingo, 28 de setembro de 2014

28/09 - São Wenceslau

28 de Setembro de 2014

São Wenceslau

clip_image002

“Homem justo que foi morto pelo próprio irmão a mando de sua mãe, por escolher um reinado em favor dos cristãos.”

São Wenceslau nasceu no ano de 907, na atual República Checa. O pai duque Wratislau e sua avó Ludmila eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe Draomira era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Wenceslau foi educado por sua avó, por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão Boleslau foi educado por sua mãe Draomira, e tornou-se violento e ambicioso.

Quando seu pai faleceu, antes que Wenceslau assumisse o trono, sua mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau.

Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino, o Cristianismo. Mandou construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras para os missionários e implantou o sistema de Deus em seu governo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada, que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da sogra Ludmila, que morreu enquanto rezava, foi estrangulada com o próprio véu.

Draomira ainda tinha que acabar com seu próprio filho, Wenceslau, para continuar seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em pouco tempo já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabar com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa do batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para rezar na capela. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja. Com apenas vinte e dois anos de idade, Wenceslau morreu.

Mãe e filho, porém, não tiveram tempo para saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

O corpo de São Wenceslau foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em São Wenceslau, seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu-o no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário