Últimos Posts

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

02/10 - Santo Anjo da Guarda

2 de Outubro de 2014

Santo Anjo da Guarda

clip_image001

“Amigos inseparáveis que nos acompanham do nascimento até a morte”

Hoje comemoramos a festa dos Santos Anjos da Guarda. Anjo significa “enviado, mensageiro divino”. Assim que nascemos Deus envia um Anjo da Guarda para nos acompanhar, nos guiar e nos proteger durante toda a vida. Isso está escrito na Bíblia: ”Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra" (Sl 90,11-12); Eles também intercedem por nós ao Pai: "Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus" (Mt 18,10).

Os anjos também estão a serviço de Deus para nos ajudar na nossa salvação: "Não são todos os anjos espíritos a serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação”? (Hb 1,14). E eles se alegram quando encontramos o caminho da reconciliação com Deus: “Há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrepende” (Lc 15,10).

O Anjo da Guarda é um ser mais perfeito e digno do que nós, criaturas humanas. Não podemos ignorá-lo. Devemos amá-lo, respeitá-lo e segui-lo, pois está sempre pronto a proteger-nos, animar e orientar, para cumprirmos nossa missão na vida terrena, trilhando o caminho de Cristo e, assim, ingressarmos na glória eterna.

A celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos.
O dia 2 de outubro foi fixado em 1670, pelo papa Clemente X, para celebrar separadamente o nosso Santo Anjo da Guarda. E para ele a Igreja ditou uma das mais belas orações, que diz:

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, agora e sempre. Assim seja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário