Últimos Posts

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31/10 - Santo Afonso Rodrigues

31 de Outubro 2014

Santo Afonso Rodrigues

clip_image001

“Depois de perder “tudo”, encontrou seu caminho de realização no seguimento a Cristo”

Afonso Rodrigues nasceu em 25 de julho de 1532 na Segóvia, Espanha. Pertencia a uma família pobre e profundamente cristã. Quando tinha dezesseis anos de idade seu pai faleceu e para ajudar sua mãe, Afonso parou os estudos e deu continuidade ao trabalho que seu pai exercia: simples comerciante de tecidos.

Em 1555 casou e teve dois filhos. Depois sua jovem esposa adoeceu e morreu; em seguida, faleceram os dois filhos, um após o outro. Abatido pelas perdas descuidou dos negócios, perdeu o pouco que tinha e, para piorar a situação, ficou endividado. Sem rumo, tentou voltar aos estudos, mas não se saiu bem nas provas e não pôde cursar a Faculdade de Valência.

Afonso, então, entrou numa profunda depressão espiritual. Mas, depois de muito rezar resolveu dedicar sua vida completamente a serviço de Deus, servindo aos semelhantes.

Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571. Foi um noviciado de sucesso, depois foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca.

No colégio exerceu somente a simples e humilde função de porteiro, por quarenta e seis anos. Era considerado um grande irmão de fé, recebeu dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.

Apesar de ser um simples porteiro, foi orientador espiritual de muitos religiosos e leigos, que buscavam sua sabedoria e conselho. Mas um se destacava: Pedro Claver, o “Apóstolo dos escravos negros”, que jamais abandonou os seus ensinamentos e também ganhou santidade. O missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, seguiu sempre a sua orientação.

Afonso sofreu de fortes dores físicas durante dois anos antes de morrer, em 31 de outubro de 1617, com oitenta e cinco anos de vida, no colégio.

Foi canonizado em 1888, pelo papa Leão XIII, junto com São Pedro Claver, seu discípulo. Santo Afonso Rodrigues deixou uma obra escrita resumida em três volumes, mas de grande valor teológico, onde relatou com detalhes a riqueza de sua espiritualidade mística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário