Últimos Posts

domingo, 30 de novembro de 2014

30/11 - Mc 13,33-37

30 de Novembro de 2014

evandia_thumb3

Marcos 13,33-37

Disse Jesus a seus discípulos: “Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!”

Entendendo

JESUS FALA DA CONSUMAÇÃO FINAL DOS TEMPOS!

O Evangelho de hoje traz um convite à vigilância constante, com o objetivo da preparação para a vinda do Senhor. A parábola conta a história do homem que partiu em viagem, distribuiu tarefas aos seus servos e deu ao porteiro uma ordem que vigiasse. O “Dono da casa” é Jesus, que ao voltar para o Pai, confiou aos discípulos a tarefa de construir o “Reino”, iniciado por Ele.

Quem é o “porteiro”? Todo aquele que O segue, se faz de discípulo e tem consciência de que cumpre aqui, uma missão.

Uma frase ganha destaque: “Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo”, fazendo referência quanto ao que conhecemos como "tempo de Deus"!

Os discípulos perguntaram para Jesus quando seria o momento em que "tudo chegaria ao fim", e a resposta foi categórica: "não sabeis quando o dono da casa vem".

É certo que Deus virá, mas não como nos vem todos os dias na Eucaristia, nos Sacramentos ou na presença dos irmãos pelo Espírito Santo. Virá para a conclusão definitiva do Reino, virá para buscar os seus, para "separar ovelhas de cabritos". E como nos encontrará? Eis uma grande pergunta!

Não sabemos quando acontecerá a consumação final dos tempos, mas o próprio Deus faz questão de não nos avisar, e isso nos faz estar sempre preparados!

Atualizando

COMEÇA HOJE O ADVENTO.
COMPREENDA O SEU SIGNIFICADO!

A palavra "advento" vem do termo grego “parusia”, que significa “presença”, “chegada” e ainda “o que está para vir”. O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na existência humana e de fazer ligação do ontem com o amanhã.

Nas igrejas a cor predominante é a cor roxa, provocando uma interiorização maior no sentido que o tempo pede – expectativa, esperança e oração. Todas as leituras levam a esse fim, lembrando a primeira vinda de Cristo e levantando expectativa para a segunda vinda.

Esse Tempo possui duas características: As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isso, o Advento se torna um tempo de piedosa e alegre expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário