Últimos Posts

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

03/12 - Mt 15,29-37

3 de Dezembro de 2014

evandia_thumb3

Mateus 15,29-37

Partindo dali, Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu à montanha e sentou-se. Grandes multidões iam até ele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Eles os trouxeram aos pés de Jesus, e ele os curou. A multidão ficou admirada, quando viu mudos falando, aleijados sendo curados, coxos andando e cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. Jesus chamou seus discípulos e disse: “Sinto compaixão dessa multidão. Já faz três dias que estão comigo, e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desfaleçam pelo caminho”. Os discípulos disseram: “De onde vamos conseguir, num lugar deserto, tantos pães que possamos saciar tão grande multidão?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os deu aos discípulos, e os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Entendendo

JESUS UTILIZA SEU PODER DIVINO
E ATENDE OS CARENTES COM PACIÊNCIA E COMPAIXÃO!

Logo no início de sua vida pública Jesus falou para todos o seu desejo de implantar um novo Reino no mundo, e não escondeu o que iria fazer para realizar essa novidade:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lucas 4,18).

A partir daí, tudo que vemos nas andanças de Jesus é o cumprimento dessa promessa: na solidariedade com os fracos, abatidos, deprimidos, desviados, doentes... O Reino trazido por Ele não é teoria, é prática, é Palavra dita e Palavra cumprida na qualidade de vida do povo.

No final do evangelho Ele faz a multiplicação dos pães, e deixa a entender que Deus não quer a fome do povo. Utiliza os pães e os peixes, mostrando que a solução para a fome da humanidade está aqui mesmo, na justa distribuição do que já existe. Basta tomarmos iniciativas que Deus complementa a nossa ação. A fé necessita de atitude!

Atualizando

A PACIÊNCIA É UMA
SÁBIA VIRTUDE QUE TODOS DEVEM TER!

Deus escolheu pessoas como nós para sermos apóstolos, seres humanos com diferentes temperamentos; um diferente do outro, cada um com seu jeito de ser, vivendo e aprendendo com Jesus. Ele nos conhece por inteiro, a situação pela qual estamos passando, assim como sabia da vida dos discípulos e dos demais. E com determinados comportamentos Jesus já sabia o que estava fazendo.

O Senhor sabia perfeitamente dos defeitos de cada um deles e, ao mesmo tempo, não desanimou deles. Ao lermos o Evangelho percebemos que Jesus tinha muitos argumentos para desistir deles. Isso é para sabermos como o Senhor os amava, assim como também nos ama e não desiste de nós.

A virtude é um hábito que temos de desenvolver. Deus a colocou dentro de nós, mas com o passar do tempo precisa ser desenvolvida. A Palavra de Deus é aquela que, sendo ingerida todos os dias, ajuda-nos desenvolver nossas virtudes. E para isso, é preciso ter paciência, primeiro com nós mesmos, com os outros e com as situações de vida que surgem.

Santo Agostinho nos diz que a paciência é a virtude por meio da qual suportamos os males com ânimo sereno; ele ainda nos aconselha a não perdermos a paciência e a serenidade da alma, para que não abandonemos os bens que nos devem levar a conseguir outros maiores.

A paciência é uma virtude que nos permite enfrentar o mundo com bom ânimo, sem nos queixar dos sofrimentos físicos e morais. Somos um povo em construção e temos muitos defeitos, por isso precisamos ter a virtude da paciência para suportá-los.
Não desanime. Tenha paciência em suportar os irmãos e os defeitos deles, como o gênio forte e aquelas coisas que ainda não conseguimos vencer, com os imprevistos da vida.

Cada pessoa tem sua história, um jeito de ser e não sabemos o que ela está passando, por isso precisamos ter paciência. No trânsito, quando alguém nos responde mal, nos limites, em nossos orgulhos, enfim em todos os momentos precisamos ser pacientes. Mas tudo isso é muito bom que aconteça, para sabermos que somos limitados e não somos tão equilibrados como nos achamos, somos imperfeitos e não podemos parar nos obstáculos.

Não perca a paciência e nunca deixe de lutar. A superação não acontece à custa de esforços violentos, mas, sobretudo, à custa de humildade, confiança e docilidade. Se você quer ser moldado pela paciência, então precisa de humildade, confiança e docilidade.

Fonte: clube.cancaonova.com (adaptação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário