Últimos Posts

domingo, 7 de dezembro de 2014

07/12 - Mc 1,1-8

7 de Dezembro de 2014

evandia_thumb3

Marcos 1,1-8

Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas! ’” Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

Entendendo

JOÃO BATISTA, O DESBRAVADOR!
O HOMEM QUE PREPAROU A CHEGADA DE JESUS!

O Evangelho deste domingo apresenta a missão de João Batista, a sua pregação, a reação dos ouvintes, o seu estilo de vida e o testemunho dele sobre Jesus.

Qual é a missão de João? De acordo ao texto, é ser o “mensageiro” que prepara o caminho para o “Messias”, o “Filho de Deus”.

João é considerado o mensageiro de Deus do qual falavam as promessas antigas, e que devia vir anunciar e preparar o Povo de Deus para acolher a intervenção definitiva de Deus na história dos homens.

Em que consistia a pregação de João? Antes de o Messias chegar, o Povo devia realizar um caminho de purificação e de conversão, de forma a tornar-se um Povo santo. Sua pregação girava em torno desse objetivo.

A pregação de João é feita “no deserto”. O “deserto” para o judeu piedoso é o lugar onde o Povo de Deus realizou uma caminhada de purificação e de conversão. Foi no deserto que os israelitas libertados do Egito passaram de uma mentalidade de escravos a uma mentalidade de homens livres, de uma mentalidade de egoísmo a uma mentalidade de partilha. A pregação de João lembrava aos israelitas a necessidade de voltar ao “deserto” e de percorrer um caminho semelhante àquele que os antepassados tinham percorrido.

O gesto concreto para selar o compromisso da purificação e da conversão era o batismo, que representava a mudança radical de vida, de comportamento, de mentalidade. O batisto proposto por João não era uma novidade, pois já existia diversos ritos de imersão na água no judaísmo antigo.

João “vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre”. O estilo de vida de João – sóbrio, desprendido, austero, simples – é um convite claro à renúncia aos valores do mundo. É a aplicação prática dessa austeridade de vida e dessa renovação de atitudes, de comportamentos e de mentalidade que João pede aos seus conterrâneos.

O que é que João diz sobre esse Messias libertador, do qual ele é o mensageiro? João fala da “força” do Messias e define a sua missão como “batizar no Espírito”. O Messias terá, portanto, a força de Deus e a sua missão será comunicar esse Espírito de Deus, que transforma, renova e recria os corações dos homens.

Em resumo: João é o mensageiro, enviado por Deus para preparar os homens para a chegada do Messias. A mensagem transmitida por João – com a palavra e com a própria atitude de vida – é um apelo à mudança de vida e de mentalidade, a fim de que a proposta do Messias libertador encontre lugar no coração dos homens. João deixa claro que a missão do Messias é comunicar o Espírito que transforma o homem.

Atualizando

APROVEITE ENQUANTO É TEMPO!

O mensageiro que veio preparar o caminho do Senhor foi João Batista e ele cumpriu com a missão de profeta. Pregou um batismo de conversão para o perdão dos pecados.

Somos nós, hoje, os João Batistas. E agora mesmo, nós podemos começar a preparar o caminho de Jesus para as pessoas que ainda não O conhecem e não aderiram ao Seu projeto.

Somos chamados a evangelizar com a nossa vida dando testemunho do Amor de Deus por nós, admitindo, que fomos manchados pelo Pecado, mas que Jesus nos trouxe a Salvação e é o Senhor da nossa vida e da nossa história!

Por isso, a nossa vida foi transformada e nós tivemos uma verdadeira Conversão nos nossos valores. Tudo isso só nos foi possível, por causa da manifestação do Espírito Santo que nós recebemos no nosso Batismo.

Por fim, é dando depoimento de que somos Comunidade e de que nela vivemos e crescemos, humana e espiritualmente, que nós podemos abrir caminhos para que o Senhor entre na vida de muitas e muitas pessoas.

Não precisaremos ir longe, mesmo dentro da nossa casa nós podemos dar testemunho do tempo novo em que estamos vivendo. ISTO É EVANGELIZAR! – Comece hoje! Aproveite enquanto é tempo!

(Contribuição de Josué Pereira de Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário