Últimos Posts

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

11/12 - Mt 11,11-15

11 de Dezembro de 2014

evandia_thumb3_thumb2

Mateus 11,11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os profetas e a lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos ouça”.

Entendendo

“...DE TODOS OS HOMENS QUE NASCERAM, NENHUM É
MAIOR DO QUE JOÃO BATISTA!” ELOGIO DE JESUS AO PRIMO JOÃO

Jesus elogiava a pessoa de João Batista. João foi um grande comunicador, um grande anunciador da pessoa de Jesus. Ele explicava o que Jesus iria fazer.

João aparecia no deserto, distante das cidades, princi­palmente de Jerusalém, nas bordas do deserto. Era lá ele anunciava que o Reino estava próximo, ou seja, que Jesus estaria para chegar. E para isso era necessário estar preparado, deixando o caminho da injustiça que criava desigualdade entre as pessoas.

João anuncia a volta dos exilados na Babilônia e mostrava que Jesus estava trazendo a justiça capaz de libertar a pessoa da escravidão e da morte. João se vestia de roupa artesanal, de peles de camelo e comia o que tinha ao seu alcance, gafanhotos e mel.

A pregação de João obteve sucesso. Embora estivesse no deserto, de todos os lados o povo o procurava. Sinal de que as cidades já não estavam mais oferecendo uma alter­nativa nova de vida. E o povo queria uma vida melhor. Ao ouvir João, confessam seus pecados e João os batiza no rio Jordão.

Mas por que Jesus afirma que o  menor discípulo do Reino pode-se considerar como maior do que João Batista? Certamente porque João Batista, apesar de ter preparado a chegada do Reino em Jesus, não chegou a ser um de seus discípulos, e a importância de sua missão podia passar despercebida na sociedade.

Atualizando

A IMPORTÂNCIA DA HUMILDADE!

Falamos muito em “humildade”, e até valorizamos o seu significado como uma virtude. Mas, será que sabemos mesmo o que significa humildade? Será que somos humildes?

“Humildade” vem do latim, da palavra húmus, que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes, e preparada para receber a semente. Isso quer dizer que quem tem humildade no coração sempre está disposto a deixar brotar em sua alma uma boa semente.

Uma pessoa verdadeiramente humilde é forte e sabe distinguir muitas coisas que hoje em dia são julgadas sem sentido ou sem objetivo.

A humildade não está em todas as pessoas, infelizmente. Muita gente quando se sente realizada ou atinge certo grau de sucesso, toma posse de três elementos que fazem a humildade desaparecer: a ascensão, o orgulho e a vaidade. Esses elementos podem levam a esquecer a outros que nunca deveríamos esquecer, como o respeito e a tolerância, dentre tantos.

A falta de humildade pode levar muita gente a perder o respeito com o seu semelhante, e deixar sobressair a arrogância em seu coração. E essa não é uma boa semente, mas um “joio” que pode destruir. O arrogante não é capaz de lembrar como chegou ao sucesso, e ignorar a ajuda da família, do amigo, de seus mestres, parceiros e funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário